menulogo
Notícias Agora
user
Close

Vídeo mostra homens a disparar contra um prédio em Lisboa

A região do Ribatejo prepara-se para acolher a primeira edição do Cine Tejo – Festival Internacional de Curtas, um evento que promete colocar a região no mapa mundial do cinema com a exibição de dezenas de filmes de todo o mundo.
News ImageNews ImageNews Image

Entre os dias 5 e 7 de setembro, o Ribatejo será o palco da primeira edição do Cine Tejo – Festival Internacional de Curtas. O evento, com entrada gratuita, decorrerá no Cine-Teatro de Benavente e no Centro Cultural de Samora Correia, apresentando-se como um novo marco no panorama cultural português. O festival exibirá um total de 65 filmes provenientes de 52 países, selecionados a partir de um universo de 345 submissões.

Segundo os diretores do Cine Tejo, Miguel Cardoso e Paulo Viegas, esta iniciativa posiciona pela primeira vez o Ribatejo no mapa mundial do cinema, permitindo que trabalhos de realizadores e atores conceituados sejam exibidos no mesmo espaço.

Serão distribuídos 3.300 euros em prémios, repartidos por nove categorias, com valores que variam entre os duzentos e os mil euros.

O galardão principal é o ‘Grande Prémio Cine Tejo’.

Entre os outros prémios destacam-se o prémio ‘Maria João Bastos’ para a melhor atriz, o prémio ‘Fernando Galrito‘ para a melhor animação, o de ‘Melhor Realização’ e uma categoria dedicada à ‘Melhor Curta de Realidade Virtual – 360º’, cujos filmes poderão ser experienciados com óculos de realidade virtual.

Para além das exibições, o programa do Cine Tejo inclui três masterclasses.

David Mourato, que integra a equipa de produção da série ‘Arcane’ da Netflix, irá conduzir uma masterclass de animação.

As outras duas serão focadas na realização, com Miguel Cardoso e João Pupo, e na produção, com Luís Santos.

Mais informações sobre o festival podem ser consultadas no seu site oficial.

Artigos

5