menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Cinema Português Triunfa em Festival de Cinema de Valladolid

O cinema português foi amplamente celebrado no Festival Internacional de Cinema de Valladolid, em Espanha, onde diversas produções e coproduções nacionais arrecadaram prémios de destaque em várias categorias.
News ImageNews ImageNews Image

A coprodução portuguesa “Magalhães”, do realizador filipino Lav Diaz, foi a grande vencedora do festival, conquistando a Espiga de Ouro, o principal prémio, 'ex aequo' com “The Mastermind”, de Kelly Reichardt. Segundo a organização, esta foi a quarta vez na história do evento que o galardão principal foi partilhado.

O júri da competição principal contou com a participação do realizador português João Pedro Rodrigues.

“Magalhães” é uma produção entre as Filipinas, Espanha e Portugal, através da Rosa Filmes, tendo tido filmagens em território nacional.

O filme, que representa as Filipinas na corrida a uma nomeação para os Óscares, foca-se nos últimos meses de vida do navegador Fernão de Magalhães, interpretado pelo ator mexicano Gael García Bernal, e conta com a participação de atores portugueses como Ângela Machado, Tomás Alves e Rafael Morais.

O sucesso do cinema português estendeu-se a outras secções do festival.

Na secção Ponto de Encontro, o prémio foi atribuído a “O Riso e a Faca”, a segunda longa-metragem de Pedro Pinho, que se estreou recentemente nos cinemas portugueses. Já na secção Alquimias, dedicada a obras inovadoras, a primeira longa-metragem de Leonor Noivo, “Bulakna”, foi eleita o melhor filme.

A obra acompanha a história de mulheres filipinas que enfrentam a migração forçada pelo trabalho. No formato de curta-metragem, “Cão Sozinho”, de Marta Reis Andrade, recebeu uma Espiga de Prata. A animação, uma coprodução com França, baseia-se na história real de um cão abandonado e reflete sobre a solidão.

O filme já tinha sido premiado noutros festivais internacionais no Kosovo e na Croácia.

A Espiga de Ouro na mesma categoria foi para a produção alemã “Living Stones”.

Artigos

6

Cultura e Entretenimento

Ver mais
News Image
Penafiel – Ponto C anuncia teatro, música, dança e filme para o primeiro trimestre de 2026

Reflexão sobre a relação entre o conhecimento da história e os tempos que vivemos, a peça “𝗛𝗶𝘀𝘁𝗼𝗿𝗶𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀”, do Teatro do Vestido, questiona o desinteresse pela História no século XXI, a sua importância na sociedade e o retrato político que os manuais escolares oferecem. Dirigido por Joana Craveiro, e com música ao vivo, utiliza uma abordagem […]

Source LogoO Cidadão
categoryVer categoria completa