menulogo
Notícias Agora
user
Close

Cinemas perdem 40% de espectadores e receitas em agosto face a mesmo mês de 2024

As salas de cinema em Portugal registaram uma quebra acentuada em agosto, com perdas significativas tanto no número de espectadores como nas receitas de bilheteira em comparação com o mesmo período do ano anterior.
News ImageNews ImageNews Image

De acordo com dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), os cinemas portugueses sofreram uma quebra de 41,7% no número de espectadores em agosto de 2025, face ao mesmo mês de 2024. Em termos absolutos, foram contabilizados 962,6 mil espectadores, um valor consideravelmente inferior aos 1,6 milhões registados em agosto do ano anterior. As receitas de bilheteira acompanharam esta tendência negativa, com uma queda de 39,9%, totalizando 6,24 milhões de euros, em contraste com os 10,4 milhões de euros faturados em agosto de 2024.

Esta quebra em agosto teve um impacto significativo nos valores acumulados do ano.

No final dos primeiros oito meses de 2025, regista-se uma diminuição de 6,1% em espectadores e de 2,9% em receitas face a 2024. Esta situação contrasta com o balanço dos primeiros sete meses, que ainda apresentava valores positivos, com um crescimento de 2,8% em espectadores e 6,7% em receitas. O mês de julho já tinha dado sinais de abrandamento, com uma redução de 35,7% nos espectadores e mais de 31% nas receitas em comparação com julho de 2024.

As produções norte-americanas continuam a dominar as preferências do público.

O filme mais visto em agosto foi "Os Mauzões 2", de Pierre Perifel, que atraiu 137 mil pessoas às salas desde a sua estreia a 31 de julho. No acumulado do ano, a liderança pertence a "Lilo e Stitch", de Dean Fleischer Camp, com 660 mil espectadores desde a estreia em maio. Na terceira posição dos mais vistos do ano mantém-se "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, com mais de 384 mil espectadores. No que diz respeito ao cinema nacional, "O Pátio da Saudade", de Leonel Vieira, tornou-se o filme português mais visto do ano.

Estreado a 14 de agosto, a obra somou perto de 55 mil espectadores, ultrapassando "On Falling", de Laura Carreira, que desceu para a segunda posição com 13 mil espectadores desde a sua estreia em março.

Artigos

8

Cultura e Entretenimento

Ver mais
categoryVer categoria completa