
Cinemas perdem 40% de espectadores e receitas em agosto face a mesmo mês de 2024



De acordo com dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), os cinemas portugueses sofreram uma quebra de 41,7% no número de espectadores em agosto de 2025, face ao mesmo mês de 2024. Em termos absolutos, foram contabilizados 962,6 mil espectadores, um valor consideravelmente inferior aos 1,6 milhões registados em agosto do ano anterior. As receitas de bilheteira acompanharam esta tendência negativa, com uma queda de 39,9%, totalizando 6,24 milhões de euros, em contraste com os 10,4 milhões de euros faturados em agosto de 2024.
Esta quebra em agosto teve um impacto significativo nos valores acumulados do ano.
No final dos primeiros oito meses de 2025, regista-se uma diminuição de 6,1% em espectadores e de 2,9% em receitas face a 2024. Esta situação contrasta com o balanço dos primeiros sete meses, que ainda apresentava valores positivos, com um crescimento de 2,8% em espectadores e 6,7% em receitas. O mês de julho já tinha dado sinais de abrandamento, com uma redução de 35,7% nos espectadores e mais de 31% nas receitas em comparação com julho de 2024.
As produções norte-americanas continuam a dominar as preferências do público.
O filme mais visto em agosto foi "Os Mauzões 2", de Pierre Perifel, que atraiu 137 mil pessoas às salas desde a sua estreia a 31 de julho. No acumulado do ano, a liderança pertence a "Lilo e Stitch", de Dean Fleischer Camp, com 660 mil espectadores desde a estreia em maio. Na terceira posição dos mais vistos do ano mantém-se "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, com mais de 384 mil espectadores. No que diz respeito ao cinema nacional, "O Pátio da Saudade", de Leonel Vieira, tornou-se o filme português mais visto do ano.
Estreado a 14 de agosto, a obra somou perto de 55 mil espectadores, ultrapassando "On Falling", de Laura Carreira, que desceu para a segunda posição com 13 mil espectadores desde a sua estreia em março.
Artigos
8







Cultura e Entretenimento
Ver mais
"Não tenho endereço de e-mail", diz Aziz Ansari. E nem smartphone
No que toca a tecnologia, o ator Aziz Ansari é muito distante e faz questão de se manter longe. Além de não ter um e-mail, diz que ainda usa um "flip phone" - os telemóveis mais antigos sem ser smartphone.

"Isto não é IA". Atriz espanhola Úrsula Corberó anuncia gravidez
Úrsula Corberó e Chino Darín vão ser pais pela primeira vez. "Isto não é Inteligência Artificial", escreveu a atriz na legenda de uma fotografia publicada nas redes sociais, onde exibe a barriga de grávida.

Helena quebra o silêncio e avisa os filhos: "Ela matou o vosso pai!"
Tomás e Camila nem querem acreditar no que veem.

Concerto do “Ningue Ningue” no TMG na noite de Quinta-feira
Com álbuns como “No Paço e no Terreiro”, o “Ningue Ningue”, um projecto musical de César Prata em duo com Maria Isabel Mendonça, apresenta-se na noite da próxima Quinta-feira no Teatro Municipal da Guarda (TMG). O grupo convida a uma redescoberta do património musical, incorporando elementos de diversas culturas e épocas, e contando com a […] O conteúdo Concerto do “Ningue Ningue” no TMG na noite de Quinta-feira aparece primeiro em Todas as Beiras.