
Exibição de Filme Centenário de John Ford na Cinemateca Portuguesa



A Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, vai exibir no dia 20 de outubro o filme mudo “The Scarlet Drop”, realizado pelo norte-americano John Ford em 1918.
A sessão insere-se nas celebrações do Dia Mundial do Património Audiovisual, que se assinala a 27 de outubro. A obra, que se julgava perdida há mais de cem anos, foi encontrada em 2024 num armazém em Santiago do Chile. A descoberta foi feita pelo académico chileno Jaime Córdova, da Universidade de Viña del Mar, que adquiriu um lote de filmes antigos de um colecionador que os tinha armazenados há mais de quatro décadas e desconhecia o seu conteúdo. Córdova descreveu o achado como "encontrar um Santo Graal", dada a importância de John Ford, um dos cineastas mais influentes da história do cinema, autor de clássicos como “O Vale Era Verde” (1941) e “A Desaparecida” (1956). “The Scarlet Drop” é um ‘western’ protagonizado por Harry Carey que, segundo a Cinemateca, aborda temas invulgares para a época, como a desigualdade social, a luta de classes e a marginalização.
A instituição refere que o filme já antecipa o "universo fordiano", com os seus rituais, situações melancólicas, anti-heróis e uma "fotografia extraordinária".
A cópia conserva as tonalidades originais de 1918, como os tons rosa, azul e ocre, utilizados para colorir as películas.
A cópia que será exibida em Lisboa foi restaurada digitalmente pela Cinemateca Nacional do Chile. Jaime Córdova esclareceu, no entanto, que se tratou de uma "reparação no suporte do filme" e que a imagem não sofreu intervenção, elogiando a "qualidade extraordinária" do nitrato original, que sobreviveu em perfeitas condições apesar da sua natureza instável e inflamável.
A exibição na Cinemateca Portuguesa será feita numa sessão conjunta com o filme “Sansho Dayu” (1954), de Kenji Mizoguchi.
Artigos
5




Cultura e Entretenimento
Ver mais
Pablo Alborán atua em Portugal em 25 de abril de 2026
O músico espanhol Pablo Alborán atua em Portugal no próximo 25 de abril, na MeoArena, em Lisboa, anunciou hoje a sua editora.

Filarmónica Cartaxense prepara futuro com mais dinâmica e novos projectos
A banda quer crescer, atrair mais jovens e ter mais protagonismo na vida cultural da cidade do Cartaxo.

Ateneu Vilafranquense realiza quarta edição do “Músico por um dia”
Os visitantes poderão conhecer a dinâmica de uma banda filarmónica, descobrir a história da Banda do Ateneu, tirar fotografias originais com instrumentos musicais e participar em actividades que exploram a escrita e composição musical.

Na Barrosa há uma rua de artesãos que ambicionam mais reconhecimento
Quis o destino que quatro artesãos da aldeia da Barrosa, no concelho de Benavente, residissem na mesma rua. Os quatro vizinhos partilham o gosto pelo artesanato e gostavam de ter mais apoios na divulgação da sua arte.