
Indústria Metalúrgica Portuguesa Contesta Novas Tarifas Europeias sobre o Aço



A Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP) alertou a Comissão Europeia (CE) para o impacto negativo das novas tarifas sobre a importação de aço. A medida, que duplica as taxas alfandegárias de 25% para 50% e reduz a quota de importação isenta em 47% (para 18,3 toneladas métricas anuais), é vista como uma ameaça à competitividade das empresas portuguesas e europeias num contexto internacional descrito como “já altamente desafiante”.
As preocupações do setor foram transmitidas diretamente a Stéphane Séjourné, vice-presidente da Comissão Europeia responsável pela Prosperidade e Estratégia Industrial, durante a sua visita a Portugal. O encontro, no qual participou o vice-presidente da AIMMAP, Rafael Campos Pereira — que é também vice-presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal —, decorreu em Lisboa. A visita de Séjourné incluiu ainda uma reunião de alto nível na sede da CIP com líderes de vários setores empresariais portugueses, onde se discutiram os entraves burocráticos e os custos que limitam o crescimento económico na Europa.
Segundo Rafael Campos Pereira, estas medidas protecionistas irão “seguramente penalizar muito as exportações e comprometer o investimento, o emprego, a inovação e a criação de riqueza”.
A AIMMAP defende a necessidade de um “diálogo construtivo” para alcançar “soluções equilibradas” que salvaguardem tanto os objetivos comerciais da União Europeia como a sustentabilidade das empresas.
A associação sublinha que o setor metalúrgico é uma das indústrias mais relevantes da Europa.
Por seu lado, a Comissão Europeia justifica o aumento das tarifas como uma forma de “salvar as siderúrgicas e os empregos europeus” face à concorrência chinesa de baixo custo.
Stéphane Séjourné classificou a medida como a “nova cláusula de salvaguarda do aço” e um passo para a “reindustrialização da Europa”.
O vice-presidente da CE destacou que, em 2024, foram eliminados 18.000 postos de trabalho diretos na indústria siderúrgica europeia, uma situação que considerou “excessiva e que devia cessar”.
Artigos
11










Economia
Ver mais
Em conferência de imprensa à margem da V Convenção DIT Ibérica que decorre em Punta Úmbria, o diretor-geral da DIT Gestión e da DIT Portugal, Lander Arriaga, falou do que tem sido feito desde que assumiu estas funções no nosso país e traçou objetivos para o futuro da DIT Portugal. Lander Arriaga, diretor-geral da DIT...

O governo são-tomense quer melhorar a recolha de dados sobre o turismo para orientar políticas públicas e investimentos para o setor que contribui com cerca de 11% do PIB nacional, anunciou hoje a ministra da tutela.

Grupo Hoti Hoteis estreia-se no imobiliário com projeto em Aveiro

O domínio do português e o nível de qualificação ajudam a explicar o bom desempenho económico e educativo dos lusodescendentes, que sentem agora “orgulho” nas suas raízes portuguesas, revela estudo realizado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento
 A Bola
A Bola CNN Portugal
CNN Portugal Correio da Manhã
Correio da Manhã Euronews Português
Euronews Português Expresso
Expresso Jornal de Negócios
Jornal de Negócios Maisfutebol
Maisfutebol Now
Now Observador
Observador Público
Público Record
Record Renascença
Renascença Sábado
Sábado SIC
SIC SIC Notícias
SIC Notícias TVI Notícias
TVI Notícias Visão
Visão zerozero.pt
zerozero.pt

















