
Imagens sexuais de menores criadas com IA preocupam autoridades portuguesas



O Centro Internet Segura (CIS) confirmou estar a receber pedidos de ajuda referentes a imagens de cariz sexual de menores, criadas com recurso a ferramentas de Inteligência Artificial (IA). De acordo com o organismo, a produção ilegal deste tipo de conteúdo provém frequentemente de pares ou colegas de escola das vítimas, sendo depois partilhado em grupos de WhatsApp ou publicado em 'stories' do Instagram. A IA tem amplificado este problema, pois permite que qualquer pessoa, em qualquer lugar, possa gerar imagens e vídeos de forma rápida, gratuita e acessível, podendo estes ser realistas ou não e incluir áudio.
Um relatório recente da Internet Watch Foundation (IWF) corrobora a gravidade da situação, revelando que o abuso sexual infantil gerado por IA aumentou 400% no primeiro semestre do ano, com a deteção de 210 páginas online com este tipo de material. O CIS alerta para a inexistência, para o público em geral, de uma tecnologia capaz de identificar eficazmente se um conteúdo foi gerado artificialmente.
Esta lacuna facilita o uso malicioso da tecnologia, como a criação de imagens difamatórias ou íntimas.
Qualquer imagem de um jovem disponível online pode ser manipulada digitalmente para gerar material sexual, o que também simplifica a criação de identidades falsas para aliciar menores. A proliferação de plataformas dedicadas a criar imagens íntimas de mulheres estendeu-se rapidamente para a produção de conteúdo sexual envolvendo menores. Os perigos associados a esta prática são vastos, incluindo a exposição dos menores, manipulação de imagens, risco de aliciamento, chantagem, danos psicológicos e a circulação rápida e de difícil controlo dos conteúdos.
As denúncias chegam ao CIS através da Linha Internet Segura (LIS), que é operacionalizada pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).
O CIS é coordenado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e integra um consórcio com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a APAV e a Microsoft Portugal.
Artigos
11










Mundo
Ver mais
Casa Branca indignada com críticas à competência de enviado Steve Witkoff
A Casa Branca reagiu hoje com indignação a um artigo do site especializado Politico, que inclui depoimentos de personalidades dos Estados Unidos e europeias questionando a competência diplomática do seu enviado Steve Witkoff na gestão da guerra na Ucrânia.

"Neste momento, é claro que Putin está a escolher a guerra em vez da paz"
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, acusou hoje o presidente russo, Vladimir Putin, de "escolher a guerra em vez da paz", após os ataques desta semana contra a Ucrânia com centenas de mísseis e 'drones'.

Angola passa a ter ligação aérea direta com o Quénia a partir de setembro
Angola passa a dispor, a partir de 1 de setembro, de uma ligação aérea direta com o Quénia, através da nova rota Luanda--Nairóbi operada pela TAAG, que contará com três voos semanais.

Nova Orleães marca 20.º aniversário do furacão Katrina com memoriais
Vinte anos depois do furacão Katrina ter devastado a costa do Golfo dos Estados Unidos com uma catastrófica subida da maré e inundações, Nova Orleães prestou hoje homenagens aos mortos, deslocados e sobreviventes determinados que reconstruíram a cidade.