
Do Falhanço Global ao Alerta Local: A Dupla Face da Crise Climática



O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, emitiu um alerta contundente sobre o fracasso da humanidade em cumprir a meta de limitar o aquecimento global a 1,5 °C, estabelecida há dez anos no Acordo de Paris.
Guterres sublinha que é imprescindível uma mudança de rumo urgente para evitar o que descreve como "consequências devastadoras". As suas declarações surgem no período que antecede a Cimeira do Clima Cop30, um momento em que o líder da ONU também defendeu a necessidade de dar uma maior voz às comunidades indígenas na luta contra a crise climática.
Este alerta global sobre o incumprimento das metas climáticas coincide com avisos de cariz local sobre fenómenos meteorológicos severos.
O climatologista Mário Marques prevê que, nos próximos dias, a chuva poderá atingir níveis extremos, acompanhada de vento forte.
Esta situação meteorológica acarreta um risco elevado de inundações rápidas, o que levou o especialista a emitir conselhos à população, nomeadamente no que diz respeito às deslocações durante o período do Dia de Todos os Santos.
A conjugação das declarações de Guterres com as previsões de Marques ilustra a ligação direta entre as falhas políticas a nível internacional e os seus impactos concretos e imediatos na vida das populações.
O fracasso em conter o aquecimento global manifesta-se em eventos climáticos cada vez mais intensos e perigosos, reforçando a urgência da ação climática defendida pelo secretário-geral da ONU.
Artigos
9








Mundo
Ver mais
Os militares que perderam a vida no decorrer da operação policial contra o Comando Vermelho, no Brasil, foram homenageados, esta quinta-feira, dia 31, no centro do Rio de Janeiro. A homenagem deu especial destaque a Heber Carvalho da Fonseca, 3.º sargento do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), que morreu, aos 39 anos, no combate […] O conteúdo EMOÇÃO NO ADEUS AOS MILITARES MORTOS NO RIO DE JANEIRO aparece primeiro em 24Horas.

O partido centrista Democratas 66 (D66) venceu as eleições legislativas nos Países Baixos, segundo projeções divulgadas hoje pela agência noticiosa neerlandesa ANP, que apontam para uma vantagem de Rob Jetten sobre o líder da extrema-direita, Geert Wilders, do PVV.

O partido centrista Democratas 66 (D66) venceu as eleições legislativas nos Países Baixos, segundo projeções divulgadas hoje pela agência noticiosa...

O exército já foi visto a patrulhar as ruas e um recolher obrigatório foi anunciado logo na quarta-feira
 A Bola
A Bola Correio da Manhã
Correio da Manhã ECO
ECO Euronews Português
Euronews Português Expresso
Expresso Jornal de Negócios
Jornal de Negócios Maisfutebol
Maisfutebol Now
Now Observador
Observador O Jornal Económico
O Jornal Económico Público
Público Record
Record Renascença
Renascença Sábado
Sábado SIC
SIC SIC Notícias
SIC Notícias Visão
Visão zerozero.pt
zerozero.pt










