menulogo
Notícias Agora
user
Close

Venda da SAD do GD Chaves a grupo mexicano

A Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Grupo Desportivo de Chaves foi adquirida por um grupo empresarial mexicano, marcando um momento histórico e o início de um novo capítulo para o clube transmontano que milita na II Liga.
News ImageNews ImageNews Image

O Grupo Desportivo de Chaves oficializou a venda de 80% da sua Sociedade Anónima Desportiva (SAD) ao grupo mexicano GLS Promotoría del Deporte. A transação marca a saída de Francisco José Carvalho, que liderava a SAD desde 2013, e representa, segundo os compradores, um marco histórico por ser a primeira vez que um grupo empresarial mexicano adquire um clube de futebol profissional em Portugal. O novo investidor maioritário é liderado por Arturo Lomelí, empresário que fundou a marca de tequila de luxo Classe Azul e que é também proprietário do Club Atlético La Paz, clube do segundo escalão mexicano. A presidência da SAD transmontana será assumida por Dante Elizalde, representante do grupo, que já exerceu funções como presidente do Santos Laguna, um clube histórico do futebol mexicano.

Num comunicado conjunto, o grupo mexicano expressou o seu entusiasmo, considerando a aquisição uma porta de entrada no continente europeu e um motivo de orgulho para o México.

Os novos proprietários garantiram que irão respeitar a história e os adeptos do clube, ao mesmo tempo que aplicam a sua experiência empresarial e modelo de formação para construir um projeto sustentável.

O objetivo é continuar a impulsionar o desenvolvimento de talentos e a fortalecer a dimensão social do projeto futebolístico. O Grupo Desportivo de Chaves, enquanto clube, detém 10% do capital social da SAD e deliberou renunciar ao seu direito de preferência na venda por não possuir a "capacidade financeira necessária" para a operação. A direção do clube manifestou a intenção de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela família Carvalho, que durante os últimos 12 anos conseguiu duas subidas ao principal escalão do futebol português, em 2015/16 e 2021/22, visando agora o crescimento e a sustentabilidade do emblema transmontano.

Artigos

13