menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Coimbra Business School aposta na formação em Branding Territorial para responder aos novos desafios do desenvolvimento local

A Coimbra Business School (ISCAC) renovou a sua pós-graduação em Branding Territorial para a adaptar às novas exigências da competitividade entre territórios. O curso, que arranca em fevereiro de 2026, será totalmente online e focado em competências estratégicas que vão da inteligência artificial à diplomacia territorial.
News ImageNews ImageNews Image

Num contexto de crescente competição entre cidades e regiões para atrair residentes, empresas e visitantes, a Coimbra Business School (ISCAC) anunciou a reestruturação da sua pós-graduação em Branding Territorial. A 4.ª edição do curso tem início previsto para fevereiro de 2026, será lecionada em regime 100% online e as candidaturas decorrem até 30 de janeiro no site oficial da instituição.

A renovação do programa curricular foi total, com o objetivo de acompanhar as transformações que marcam o desenvolvimento local e responder aos desafios que autarquias e entidades regionais enfrentam.

A nova estrutura incorpora áreas como a inteligência artificial aplicada ao marketing territorial, comunicação política, economia, urbanismo, turismo, competitividade regional e diplomacia territorial.

Segundo a coordenação, a atualização visa formar profissionais com capacidade para integrar estratégia, políticas públicas, economia, turismo e tecnologia na gestão dos territórios.

Esta abordagem reflete a evolução do próprio conceito de branding territorial, que, de acordo com a instituição, deixou de se focar apenas na comunicação para abranger decisões estruturais sobre posicionamento, planeamento, participação da comunidade e atratividade económica.

O objetivo é, assim, reforçar as competências em governação e gestão estratégica dos territórios.

Para garantir uma formação alinhada com as necessidades do mercado, o corpo docente foi reforçado com especialistas que possuem experiência direta em administração pública e em iniciativas estratégicas de cidades como Porto, Lisboa, Cascais, Braga, Guimarães e Fundão. O curso, criado em 2020, mantém uma forte componente prática através do Place Branding Lab / Observatório de Branding Territorial, que apoia projetos reais desenvolvidos pelos estudantes.

Desde a sua criação, a pós-graduação já deu origem a mais de 30 projetos aplicados por participantes de vários países.

Artigos

5
Explorar A Seguir Resumos Fontes Ouvir
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones