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Controlo de Acesso Automóvel na Baixa de Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra vai investir perto de meio milhão de euros num sistema tecnológico para automatizar o controlo de acesso a ruas com trânsito já condicionado na Baixa da cidade, visando disciplinar a circulação e melhorar a qualidade do espaço público.
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A Câmara de Coimbra adjudicou à empresa Soltráfego a instalação de um sistema automático de controlo de entrada e saída de veículos em várias artérias da Baixa, num investimento de 463 mil euros, acrescidos de IVA. O projeto, financiado pela iniciativa “Bairros Comerciais Digitais”, consiste na instalação de dez pontos de controlo equipados com pinos automáticos e um sistema de reconhecimento de matrículas, conforme explicou a vereadora da mobilidade, Ana Bastos.

Os novos controlos de acesso serão implementados em locais estratégicos para restringir a circulação automóvel não autorizada.

As localizações incluem a Praça 08 de Maio e a Portagem, para controlar os acessos às ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz.

Serão também instalados pinos em várias ruas que ligam à avenida Fernão de Magalhães, como a rua da Louça e a rua da Sota, bem como junto à rua Corpo de Deus e na rua das Figueirinhas, onde se têm verificado problemas de acesso ao Mercado D. Pedro V. O sistema funcionará com base numa base de dados de matrículas autorizadas.

Residentes e comerciantes deverão inscrever-se para que os seus veículos sejam reconhecidos automaticamente, permitindo a descida dos pinos.

A autarquia já possui uma listagem de muitos dos utilizadores autorizados devido à emissão prévia de cartões de residente.

Veículos de emergência e da polícia terão um dispositivo próprio para garantir o acesso a qualquer ponto.

O objetivo principal, segundo Ana Bastos, é disciplinar os acessos, incluindo as cargas e descargas, que passarão a ser controladas dentro dos horários estipulados.

A autarquia considera a aplicação de penalizações futuras, mas prevê uma fase inicial de transição e pedagogia.

Este projeto visa transformar as ruas condicionadas em espaços de “fruição urbana, com boa qualidade do ar e em que as pessoas possam circular de forma segura”.

O serviço camarário que ficará responsável pela gestão da central de controlo, que funcionará 24 horas por dia, ainda está por definir.

Caso esta primeira fase seja bem-sucedida, a Câmara de Coimbra pondera expandir o sistema para outras zonas da cidade, como a Alta e outros núcleos residenciais com elevada procura de estacionamento ou tráfego de atravessamento.

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