
Congresso Internacional em Coimbra celebra centenário de Mário Soares



A Universidade de Coimbra (UC) vai receber, nos dias 9 e 10 de outubro, o congresso internacional "Mário Soares: Uma Vida entre Séculos". O evento, que decorrerá na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), tem como objetivo debater o pensamento e o legado de Mário Soares (1924-2017), especialmente no contexto dos 50 anos do 25 de Abril e dos desafios atuais enfrentados pelas democracias.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
A organização do congresso é liderada pela Universidade de Coimbra, em colaboração com um consórcio de outras instituições de ensino superior, nomeadamente o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade Aberta, a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Évora, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Minho e a Universidade do Porto.
A comissão organizadora sublinha que o programa assenta num "compromisso inequívoco com os valores humanistas e democráticos".
O programa inclui quatro conferências principais com o objetivo de abrir o debate sobre o contributo de Mário Soares para a democracia portuguesa e a integração europeia.
No dia 9 de outubro, os palestrantes serão Irene Pimentel e José Pacheco Pereira. No dia seguinte, as conferências de abertura estarão a cargo de Luís Reis Torgal e de Maria Inácia Rezola.
Serão também realizadas duas mesas-redondas focadas em temas centrais da ação de Soares. A primeira, a 9 de outubro, intitula-se "Política Externa, Diplomacia e Integração Europeia", com moderação da jornalista Teresa de Sousa e a participação de Elisa Ferreira, Maria Manuel Leitão Marques, Nuno Severiano Teixeira e Dina Sebastião.
A segunda mesa-redonda, no dia 10, sobre "Democracia, Políticas Sociais e Cultura", será moderada por Maria Flor Pedroso e contará com Augusto Santos Silva, Isabel Pires de Lima, Guilherme D'Oliveira Martins e Luísa Schmidt.
O congresso contará ainda com sessões paralelas que apresentarão mais de 30 comunicações científicas, muitas delas da autoria de jovens investigadores das áreas da História, Ciência Política e Relações Internacionais. Estas sessões abordarão os principais domínios da vida cívica de Mário Soares, como a resistência ao Estado Novo, o socialismo democrático, a descolonização, a relação com os países de língua portuguesa e o seu diálogo entre política e cultura.
Artigos
15














Cultura e Entretenimento
Ver mais
Nuno Markl defende série inspirada em escândalo sexual de Tomás Taveira
Estreou-se esta segunda-feira, 22 de setembro, 'O Arquiteto', a nova série da TVI, que terá sido inspirada no escândalo sexual do arquiteto e professor universitário Tomás Taveira. Nuno Markl saiu em defesa do projeto considerando as críticas à trama precipitadas e pouco informadas.

"Perdidos na Selva". Documentário mostra como 4 crianças (incluíndo um bebé de 1 ano) sobreviveram na Amazónia por 40 dias
A narrativa combina imagens inéditas do acidente, entrevistas e relatos emocionantes, oferecendo uma visão íntima do trauma e da resiliência enfrentados pelas crianças.

Obra de Pedro Figueiredo inaugurada em S. Bernardo
A peça foi inaugurada ontem, em São Bernardo. “Caminhante” é a primeira obra escultórica do artista guardense em Aveiro
