
Coimbra volta a debater e divulgar oferta artística em encontro de jornalismo



O Encontro de Jornalismo Cultural de Coimbra (Cu.Co) regressa para a sua segunda edição entre os dias 3 e 7 de setembro. A iniciativa tem como objetivos centrais debater os desafios que o setor enfrenta atualmente e reforçar o "importante papel" dos meios de comunicação na divulgação da programação cultural e da criação artística. O evento pretende também ser uma ponte entre os jornalistas e a diversificada oferta cultural da cidade. Organizado pelo Departamento de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra, o encontro reunirá jornalistas, críticos, agentes culturais e programadores em vários locais da cidade.
Segundo a diretora do departamento, Maria Carlos Pêgo, Coimbra é o "palco de excelência" para esta discussão, devido à sua programação diversificada com forte impacto nacional.
O curador do evento, Rui Miguel Abreu, descreve o programa como "muito ambicioso" e destaca a participação de órgãos de comunicação social como a Antena 1, a agência Lusa, o Expresso, o Público e o Observador.
A programação, de acesso gratuito, inclui a antestreia da peça "Com que linhas te cruzas?
A viagem", do Teatrão, na Estação de Serpins, na Lousã, e um espetáculo do Filipe Furtado Trio no Convento São Francisco.
Estão também previstas diversas mesas redondas, ‘showcases’ e visitas guiadas.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, revelou que o investimento autárquico no evento foi de 39 mil euros, um aumento de quatro mil euros em relação à edição de 2024. O autarca e a diretora do Departamento de Cultura salientaram o trabalho colaborativo que tem sido desenvolvido no setor cultural da cidade, apontando como exemplo de sucesso a escolha de Coimbra para acolher a Bienal Manifesta em 2028. Esta bienal foi descrita como a "mais importante bienal nómada de arte contemporânea, a nível europeu".
Artigos
4



Cultura e Entretenimento
Ver mais
Festival de Veneza começa sob possibilidade de protestos contra Israel
O 82.º Festival de Cinema de Veneza, que começa hoje em Itália, com o filme 'La Grazia', de Paolo Sorrentino, poderá ficar marcado por protestos contra Israel, pela situação humanitária e de guerra em Gaza.

Quando começámos a sair do local onde nascemos?
Em tempos antigos, quase toda a gente nascia, crescia e morria no mesmo lugar. A mobilidade das pessoas, e dos seus bens, era muito reduzida. Quando e como é que esta situação se alterou?

O que junta árabe, laranjas e Portugal? — Dúvidas
Neste programa de dúvidas, o Marco Neves esclarece os ouvintes que lançaram desafios e dúvidas sobre a Língua Portuguesa. O linguista explica ainda o que junta laranjas, Portugal e a língua árabe.

Chegou ao streaming um dos filmes mais assustadores do ano
Quando Maika Monroe viu Nicolas Cage em personagem pela primeira vez em “Longlegs” — ou “O Colecionador de Almas”, no título português — o coração disparou. A pulsação da atriz saltou de 76 para 170 batidas por minuto. “Foi uma experiência visceral que eu nunca vou esquecer”, contou à “Entertainment Weekly”. “Estava extremamente assustada e […] O conteúdo Chegou ao streaming um dos filmes mais assustadores do ano aparece primeiro em NiT.