Morte Fetal em Coimbra: ERS Investiga Atuação da Maternidade Daniel de Matos



A morte de um feto, já na fase final da gestação, na Maternidade Dr. Daniel de Matos, em Coimbra, está a ser objeto de análise pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS). O incidente, que foi inicialmente noticiado pelo jornal Correio da Manhã, envolveu uma mulher grávida de 43 anos que se encontrava com 37 semanas e 3 dias de gestação. A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, entidade que tutela a maternidade, reportou o caso, desencadeando a atuação do regulador para averiguar todos os pormenores e procedimentos adotados.
Os acontecimentos que levaram à trágica ocorrência tiveram início quando a grávida se sentiu mal e sofreu um episódio de hemorragia enquanto se encontrava no seu domicílio.
Em consequência, foi encaminhada para o serviço de urgência da Maternidade Dr. Daniel de Matos, onde deu entrada no dia 1 de novembro.
A sua condição exigiu assistência médica imediata, dada a gravidade da situação numa fase tão avançada da gravidez. Após a sua admissão na unidade hospitalar, a equipa médica realizou os exames necessários para avaliar o estado de saúde da mãe e do feto.
Foi durante estes procedimentos que se constatou a "ausência de vitalidade fetal", confirmando-se assim a morte do bebé.
A ULS de Coimbra comunicou oficialmente que os exames realizados na maternidade foram conclusivos quanto à perda gestacional.
A ERS irá agora analisar toda a informação clínica e os processos relacionados com o atendimento prestado à utente.
Artigos
6Atualidade
Ver mais
De acordo com o IPMA, a precipitação será “por vezes forte e acompanhada de trovoada”, em especial durante a passagem da frente e até ao final da manhã de quarta-feira, motivo pelo qual foi emitido aviso laranja para precipitação e aviso amarelo para trovoada. “Gradualmente, a partir da tarde, com o pós-frontal, espera-se que a […] O conteúdo Chuva forte, trovoadas e vento até 110 km/h: frente fria atravessa Portugal aparece primeiro em Alentejo Ilustrado.

Na primeira parte deste episódio do 45 Graus, José Maria Pimentel conversa com Américo Nave, psicólogo clínico e diretor da Associação CRESCER, sobre o agravamento da crise das pessoas em situação de sem-abrigo em Portugal. Nave afirma que o país vive o pior momento de sempre, com mais de 13 mil pessoas sem casa, e critica o modo como o problema tem sido enfrentado

António José Seguro, candidato às eleições presidenciais de janeiro de 2026, manifestou-se esta terça-feira em Bruxelas contra a normalização das tragédias na área da saúde em Portugal, como o recente caso da grávida e da bebé falecidas no Hospital Amadora-Sintra.

Pelo menos sete pessoas morreram e 11 ficaram feridas após a queda de um avião de carga da UPS em Louisville, no Kentucky.





