
Evolução dos Preços dos Combustíveis e Fim dos Descontos Fiscais



Na próxima semana, a partir de segunda-feira, 20 de outubro, o preço do gasóleo deverá descer 1,5 cêntimos por litro, enquanto o da gasolina simples 95 se manterá inalterado. De acordo com as previsões do setor, divulgadas por entidades como o Automóvel Club de Portugal (ACP), o preço médio do gasóleo simples passará de 1,542 euros para 1,527 euros por litro. O preço da gasolina simples 95 deverá manter-se nos 1,698 euros por litro. Na Madeira, os preços também irão descer, com a gasolina super sem chumbo IO 95 a fixar-se em 1,580 euros e o gasóleo rodoviário em 1,432 euros.
Estas previsões de preços assentam na manutenção das medidas extraordinárias de redução fiscal, nomeadamente os descontos no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP).
No entanto, o Governo já confirmou que está a preparar o fim destes descontos, em resposta a uma recomendação da Comissão Europeia emitida desde 2023.
O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, afirmou que o executivo procurará reverter os descontos em momentos de redução dos preços para não onerar os consumidores.
O ministro da Economia, Manuel Castro Almeida, também admitiu que serão feitos "ajustamentos" faseados, considerando "impensável fazê-lo de uma só vez".
A intenção de reverter os descontos fiscais já se reflete na proposta de Orçamento do Estado para 2026, que estima um aumento de 187 milhões de euros nas receitas do ISP, totalizando 4.254 milhões de euros. O documento será debatido na Assembleia da República no final de outubro, com a votação final global agendada para 27 de novembro. A atual conjuntura internacional, com a cotação do barril de petróleo Brent em queda para mínimos desde maio, devido a receios de uma recessão global e tensões comerciais entre os EUA e a China, poderá facilitar a estratégia do Governo de ajustar a carga fiscal sem aumentar o preço final para os consumidores.
Artigos
9








Economia
Ver mais
Empresas manifestam descontentamento com o Governo após dados revelarem que os contribuintes portugueses recuperaram apenas 3,5% das ajudas concedidas aos bancos desde 2008. O resultado gerou reações de frustração entre o setor empresarial, que exige maior transparência e responsabilidade financeira. Segundo análise da Conta Geral do Estado e do Tribunal de Contas, das somas massivas […] O conteúdo Empresas criticam Estado: contribuintes recuperaram só 3,5% das ajudas bancárias aparece primeiro em Noticias em Direto.

A Audi volta a alertar para fraudes a envolver o seu nome. Em causa, estão sites e catálogos falsos de vendas de automóveis a preços invulgarmente baixos em três países europeus.

O Fórum de Desenvolvimento de Seguros (IDF) lançou o Fundo de Desenvolvimento para a Resiliência da Infraestrutura (IRDF) que vai ser gerido pela Global Infrastructure Partners, parte da BlackRock – uma empresa de gestão de activos e gestão de riscos -, e foi concebido com base num plano desenvolvido ao longo dos últimos dois anos […]

Em três décadas de profissão a observar os mercados, duas lições provaram ser imutáveis: Primeiro, os ciclos económicos repetem-se; é por isso que se lhes chama “ciclos”; e Segundo, os mercados de dívida são discretos, mas quando falam, é imperativo ouvi-los; hoje, a sua mensagem é clara e severa. Durante mais de uma década, os […]