
Campanha de Vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório 2025-2026



A segunda época de vacinação gratuita contra a infeção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças teve início a 16 de setembro de 2025 e decorrerá até 31 de março de 2026. O arranque da campanha foi assinalado na Unidade de Saúde de Marvila, em Lisboa, com a presença da diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, e da secretária de Estado da Saúde, Ana Povo. Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), a iniciativa visa proteger os lactentes nos seus primeiros meses de vida, reduzir a carga da doença e o impacto nos serviços de saúde, nomeadamente o recurso a urgências e internamentos por infeções respiratórias, que podem manifestar-se como constipação, bronquiolite ou pneumonia.
A campanha abrange diferentes grupos de crianças. A imunização será administrada em maternidades dos setores público, privado e social às crianças nascidas entre 16 de setembro de 2025 e 31 de março de 2026. Já as crianças nascidas entre 1 de junho e 15 de setembro de 2025 serão vacinadas nos cuidados de saúde primários e em hospitais. O anticorpo monoclonal, utilizado na campanha, será também disponibilizado a crianças com fatores de risco acrescido, como prematuridade, e àquelas com menos de 24 meses que entram na sua segunda época sazonal de VSR, mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente. Esta é a segunda campanha consecutiva, sucedendo à de 2024-2025, que a DGS considera ter sido um marco na saúde pública com resultados positivos. A secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, destacou que na campanha anterior se verificou uma diminuição de cerca de 85% nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos em crianças até aos três meses, e uma redução de 40% na faixa etária dos três aos seis meses.
Ricardo Costa, da Ordem dos Médicos, também sublinhou a "baixa muito importante" nas admissões hospitalares.
Para a campanha 2025-2026, estima-se que sejam abrangidas cerca de 76 mil crianças, um aumento face às 62 mil da época anterior, que representaram um investimento de 13,6 milhões de euros.
Artigos
16















Atualidade
Ver mais
Agrupamento de Escolas Amato Lusitano assina contrato para requalificação de salas de aula
O conteúdo Agrupamento de Escolas Amato Lusitano assina contrato para requalificação de salas de aula aparece primeiro em AlbiNotícias.

Jovens portugueses saem de casa dos pais aos 28,9 anos em média
Os jovens portugueses saem de casa, em média, aos 28,9 anos, sendo os sétimos na União Europeia (UE) que mais tarde deixam a casa dos pais, divulgou hoje o Eurostat, atribuindo o adiar da emancipação à crise de habitação.

Ministra equaciona vigilância de grávidas de baixo risco por enfermeiros
A ministra da Saúde manifestou-se hoje disponível para avaliar a proposta de acompanhamento das grávidas de baixo risco que não tenham médico de família por enfermeiros especialistas, alegando que não podem ficar sem vigilância na gravidez.
