menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Campanha de Vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório 2025-2026

Arrancou esta terça-feira a segunda campanha nacional de imunização gratuita contra o Vírus Sincicial Respiratório, que visa proteger milhares de lactentes e crianças pequenas durante a época de outono-inverno de 2025-2026.
News ImageNews ImageNews Image

A segunda época de vacinação gratuita contra a infeção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças teve início a 16 de setembro de 2025 e decorrerá até 31 de março de 2026. O arranque da campanha foi assinalado na Unidade de Saúde de Marvila, em Lisboa, com a presença da diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, e da secretária de Estado da Saúde, Ana Povo. Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), a iniciativa visa proteger os lactentes nos seus primeiros meses de vida, reduzir a carga da doença e o impacto nos serviços de saúde, nomeadamente o recurso a urgências e internamentos por infeções respiratórias, que podem manifestar-se como constipação, bronquiolite ou pneumonia.

A campanha abrange diferentes grupos de crianças. A imunização será administrada em maternidades dos setores público, privado e social às crianças nascidas entre 16 de setembro de 2025 e 31 de março de 2026. Já as crianças nascidas entre 1 de junho e 15 de setembro de 2025 serão vacinadas nos cuidados de saúde primários e em hospitais. O anticorpo monoclonal, utilizado na campanha, será também disponibilizado a crianças com fatores de risco acrescido, como prematuridade, e àquelas com menos de 24 meses que entram na sua segunda época sazonal de VSR, mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente. Esta é a segunda campanha consecutiva, sucedendo à de 2024-2025, que a DGS considera ter sido um marco na saúde pública com resultados positivos. A secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, destacou que na campanha anterior se verificou uma diminuição de cerca de 85% nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos em crianças até aos três meses, e uma redução de 40% na faixa etária dos três aos seis meses.

Ricardo Costa, da Ordem dos Médicos, também sublinhou a "baixa muito importante" nas admissões hospitalares.

Para a campanha 2025-2026, estima-se que sejam abrangidas cerca de 76 mil crianças, um aumento face às 62 mil da época anterior, que representaram um investimento de 13,6 milhões de euros.

Artigos

16
Ver mais▼

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa