
Arranca o julgamento de Bolsonaro por tentar golpe de Estado



O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro e sete membros da sua cúpula começam a ser julgados na terça-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado e outros crimes, enfrentando uma pena que pode superar os 40 anos de prisão. Em resposta, as autoridades reforçaram significativamente a segurança na Praça dos Três Poderes, em Brasília, local que foi invadido a 8 de janeiro de 2023. O contingente policial permanecerá em prontidão até 12 de setembro, data final do julgamento, estando proibidas aglomerações e sendo realizadas revistas intensificadas, monitorização de redes sociais e vigilância com drones.
A segurança das residências dos cinco juízes responsáveis pelo caso também foi reforçada.
O grupo, denominado “Núcleo 1” ou “Núcleo Crucial”, responde por acusações como tentativa de abolição violenta do Estado de Direito Democrático, golpe de Estado e participação em organização criminosa armada.
Segundo a Procuradoria-Geral da República, Bolsonaro foi o “principal articulador” de um plano concebido após a sua derrota eleitoral para Lula da Silva em 2022. A acusação baseia-se em áudios, documentos e na confissão do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e também arguido, que afirmou que o ex-presidente leu e modificou um decreto para declarar estado de sítio e reverter o resultado eleitoral. A defesa de Bolsonaro nega categoricamente as acusações, alegando falta de provas. O julgamento, agendado para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro, será conduzido por um coletivo de cinco juízes do STF.
O processo começará com a leitura do processo pelo juiz relator Alexandre de Moraes, seguida pela apresentação da acusação e pelas sustentações orais da defesa.
A decisão será tomada por maioria de votos.
O caso já gerou um conflito diplomático com os Estados Unidos, onde o presidente Donald Trump impôs sanções a membros do STF e tarifas a produtos brasileiros.
Paralelamente, Ana Paula Costa, presidente da Casa do Brasil, expressou que a possibilidade de uma fuga de Bolsonaro "não é de todo uma preocupação descabida", considerando o seu histórico no processo.
Artigos
77












































































Mundo
Ver mais
Texas aprova legislação que visa fabricantes de comprimidos abortivos
Os legisladores do estado norte-americano do Texas aprovaram hoje um projeto de lei que permite que os cidadãos processem os fabricantes de comprimidos abortivos e qualquer pessoa que envie o medicamento pelo correio, noticiou a Associated Press.

"Quase o venci". Filho de Donald em luta de sumo no Japão (ora veja)
Os seguidores de Eric Trump, terceiro filho de Donald Trump, gostaram da publicação, apontando que este era um "ótimo desporto" e que se "divertiram" a ver o empresário e girar.

Afeganistão regista novo sismo de 5,6. É o mais forte desde domingo
Um novo sismo de magnitude 5,6 atingiu hoje à noite o leste do Afeganistão, o mais forte a atingir a região desde o passado domingo, quando um sismo de magnitude 6,0 fez mais de 2.205 mortos e 3.640 feridos.

Despiste de autocarro em Londres provoca pânico e vários feridos
Acidente na Victoria Street envolveu passageiros, peões e mobilizou forte operação de emergência