Minas de Covas: Três Milhões de Euros para a Segunda Fase da Recuperação Ambiental



Está em curso uma empreitada de recuperação ambiental na antiga área mineira da freguesia de Covas, em Vila Nova de Cerveira, um projeto com um investimento de três milhões de euros e uma duração estimada de um ano. A intervenção, que arrancou em agosto, está a cargo da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) e visa complementar as soluções de remediação implementadas em 2008, reforçando a proteção ambiental e a segurança da população local.
Os trabalhos centram-se na correção e melhoria dos sistemas de tratamento passivos já existentes. Os principais objetivos incluem a redução do volume de lixiviados produzidos, o desvio e controlo de águas limpas e o confinamento dos focos de poluição. Com estas medidas, pretende-se minimizar o potencial de formação de águas ácidas e otimizar a eficácia do sistema de tratamento, garantindo a sustentabilidade da área a longo prazo. As antigas minas de volfrâmio, que estiveram em exploração entre 1952 e 1984 como parte do “Couto Mineiro de Valdarcas n.º 58”, foram desativadas na década de 1980. Em 2008, foram oficialmente encerradas e seladas após uma primeira intervenção de requalificação, também conduzida pela EDM, que representou um investimento de 1,6 milhões de euros. Segundo a autarquia, a necessidade de resolver novas ocorrências e de assegurar o bom funcionamento dos sistemas instalados motivou esta nova fase de reabilitação.
Localizada na bacia hidrográfica do rio Minho, a área mineira é atravessada por afluentes do rio Coura, como os ribeiros da Ponte Brasil e do Poço Negro.
O perímetro da intervenção abrange ainda as antigas explorações de Fervença e Cerdeirinha, sendo este um esforço conjunto entre a EDM e o município para a valorização ambiental do território.
Artigos
11Local
Ver mais
A cerimónia de instalação dos órgãos municipais para o quadriénio 2025-2029 realizar-se-á a partir das 17h00, na Gare Marítima de Alcântara, com a posse dos 17 eleitos para a Câmara de Lisboa e dos 75 deputados da Assembleia Municipal, em que se incluem os 24 presidentes de juntas de freguesia.

O espírito natalício está já a espalhar-se pelos vários municípios portugueses. Este fim de semana, chega a Palmela, com o programa “Viva o Natal no Município de Palmela”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal em parceria com várias associações locais. Durante quase dois meses, entre 14 de novembro e 6 de janeiro de 2026, o […] O conteúdo Palmela vai celebrar o Natal com mercados temáticos e um presépio vivo aparece primeiro em NiT.

A intervenção que a Câmara Municipal está a levar a cabo no sentido de melhorar a acessibilidade para pessoas com...

Almada celebra o outono com música, tradição e castanhas. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Magusto no Solar dos Zagallos reúne música, tradição e convívio em Almada


