menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Comissão Europeia propõe 293,7 mil milhões de euros para agricultores da UE entre 2028 e 2034

A Comissão Europeia apresentou uma proposta financeira de 293,7 mil milhões de euros para apoiar os agricultores da União Europeia no próximo quadro financeiro plurianual. A iniciativa, detalhada pela presidente Ursula von der Leyen, visa reforçar a competitividade do setor e responder aos desafios globais.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou uma proposta de 293,7 mil milhões de euros destinados aos agricultores da União Europeia (UE) para o quadro financeiro plurianual de 2028-2034. A comunicação foi feita através de uma carta enviada ao primeiro-ministro cipriota, Nikos Christodoulides, que ocupa a presidência semestral do Conselho da UE, e à presidente do Parlamento Europeu.

Segundo a proposta, os Estados-membros poderão aceder antecipadamente a uma parte significativa dos fundos, com cerca de 45 mil milhões de euros a poderem ser mobilizados de imediato para apoiar os agricultores.

Este valor corresponde a até dois terços do montante normalmente disponível para a revisão intercalar.

A estas verbas, inseridas na Política Agrícola Comum (PAC), acrescem 6,3 mil milhões de euros da Rede de Segurança Unitária, um mecanismo concebido para estabilizar os mercados agrícolas e fazer face a perturbações. Para situações de crise, como catástrofes naturais, eventos climáticos adversos ou doenças animais, está prevista uma margem de flexibilidade de 10% nos planos nacionais e regionais que permite a realização de pagamentos de emergência. A proposta foca-se também no desenvolvimento rural, estipulando que pelo menos 10% dos recursos de cada Plano de Parceria Nacional e Regional devem ser dedicados a investimentos nestes territórios. O montante inicial para o mundo rural será de 48,7 mil milhões de euros, podendo aumentar para 63,7 mil milhões através do fundo de empréstimos “Catalyst Europe”. A Comissão Europeia assegura que o nível de apoio proposto é, em alguns aspetos, superior ao do atual ciclo orçamental, com o objetivo de tornar o setor agrícola europeu mais competitivo.

A proposta será discutida numa reunião em Bruxelas entre o comissário europeu para a Agricultura, Christophe Hansen, e os ministros da tutela dos Estados-membros, incluindo José Manuel Fernandes em representação de Portugal.

Artigos

7
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones