
Comissão de Inquérito ao INEM



Os deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), encarregue de investigar as responsabilidades políticas e de gestão do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), aprovaram a audição de dois familiares de vítimas mortais. Estes casos estão alegadamente ligados a atrasos na resposta do INEM durante o período de greve que ocorreu entre o final de outubro e o início de novembro de 2024. A investigação da comissão não se cinge apenas a este período, abrangendo também a análise da relação entre as tutelas políticas e a gestão do instituto desde o ano de 2019.
O objetivo é apurar de forma abrangente as falhas e responsabilidades que possam ter comprometido o funcionamento dos serviços de emergência médica.
Para além dos testemunhos dos familiares, a CPI acolheu um pedido do Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) para prestar declarações. Esta solicitação foi aprovada por maioria, contando apenas com a abstenção do partido Iniciativa Liberal (IL), o que permitirá à comissão recolher também a perspetiva dos profissionais de enfermagem sobre a situação do INEM.
Artigos
10









Política
Ver mais
Caso não seja possível negociar com o Governo, os sindicatos admitem avançar para greves e protestos.

O comissário europeu encontra-se na capital dos Estados Unidos para participar nas reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial

Paulo Simões Ribeiro admitiu que, "apesar dos progressos alcançados, persistem demasiados incidentes com o uso da pirotecnia, agressões e comportamentos de risco"

O Spray “Tira Nódoas”! – Victor Baptista As voltas do vira – Carlos Fiolhais Análise política de José Manuel Pureza às eleições autárquicas Artigo para ler, esta quinta-feira, na versão impressa do “Campeão das Províncias”