menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Nicolás Maduro está detido numa prisão de Brooklyn conhecida como Inferno na Terra

O ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro encontra-se detido no Centro de Detenção Metropolitano de Brooklyn, uma prisão federal com um historial de violência, más condições e corrupção, frequentemente descrita como o 'inferno na terra'.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Nicolás Maduro e a sua mulher, Cília Flores, aguardam julgamento por acusações de narcoterrorismo e tráfico de cocaína no Centro de Detenção Metropolitano (MDC) de Brooklyn, uma instalação com péssima reputação. Descrita por detidos e advogados como um "inferno na terra", a prisão é conhecida pelas suas celas pequenas e camas de aço com colchões finos, e tem um longo historial de problemas que levaram alguns juízes a recusarem-se a enviar reclusos para o local. Inaugurado no início dos anos 90, o MDC tem sido palco de violência descontrolada, incluindo o assassinato de dois reclusos em 2024. A corrupção também é um problema, com guardas prisionais frequentemente acusados de aceitar subornos para permitir a entrada de contrabando.

Um dos incidentes mais graves ocorreu em 2019, quando uma falha de energia deixou os detidos sem luz e aquecimento durante uma semana, com temperaturas negativas no exterior. A população prisional atual é de 1.300 reclusos, uma redução face aos 1.580 registados em janeiro de 2024. Recentemente, o Departamento Federal de Prisões dos Estados Unidos anunciou melhorias nas instalações, incluindo a contratação de novos guardas e médicos, e a revisão dos sistemas de esgotos, eletricidade e climatização.

Estas medidas foram acompanhadas por uma repressão ao crime interno, com 23 reclusos acusados de vários delitos em março. Em setembro de 2025, o departamento afirmou que "o MDC Brooklyn é seguro para os reclusos e funcionários".

Apesar de se encontrar isolado da população prisional geral, Maduro partilha a prisão com figuras conhecidas.

Entre elas está Hugo Carvajal, o seu antigo chefe dos serviços de inteligência, que terá demonstrado intenção de cooperar com as autoridades norte-americanas.

Outros detidos notáveis que passaram pelo MDC incluem o ex-presidente das Honduras Juan Orlando Hernández (condenado a 45 anos e posteriormente perdoado por Trump em dezembro), El Chapo, Sean "Diddy" Combs, R. Kelly e Ghislaine Maxwell.

Atualmente, a prisão alberga reclusos como Ismael "El Mayo" Zambada Garcia, cofundador de um cartel de droga mexicano.

Artigos

5
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones