A Ascensão dos Drones: Novas Aplicações em Portugal Trazem Promessas e Desafios



A Unidade Local de Saúde de São João (ULSSJ), no Porto, está a liderar um projeto-piloto para testar a utilização de drones no transporte de material médico. Esta iniciativa, desenvolvida em parceria com o CEiiA e o 4LifeLAB, e com um financiamento de cerca de 800 mil euros para a ULSSJ, visa explorar o envio de medicamentos, sangue, órgãos e até desfibrilhadores através de aeronaves não tripuladas, com o objetivo de aumentar a rapidez e a eficácia dos serviços de saúde. A presidente do conselho de administração da ULSSJ, Maria João Baptista, destaca que um drone pode entregar um desfibrilhador um minuto e meio mais rápido do que uma ambulância, um tempo que pode ser decisivo para salvar uma vida.
Atualmente, os testes decorrem numa zona segura do hospital para avaliar a capacidade de carga e as condições de conservação dos materiais transportados, como a temperatura. O projeto, que está a ser acompanhado pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), prevê a construção de um vertiporto e tem como um dos primeiros voos externos planeados uma ligação ao polo da ULSSJ em Valongo. Além da rapidez, os benefícios apontados incluem a otimização de recursos humanos e de ambulâncias, que ficariam disponíveis para outras urgências, e vantagens ambientais, devido à redução de emissões.
A aplicação desta tecnologia em Portugal não se limita à saúde.
Numa parceria entre o Exército e o Instituto Superior Técnico, está a ser desenvolvido um sistema para converter blindados em fim de vida em drones terrestres, permitindo operá-los à distância e retirar soldados da linha de fogo. No Algarve, um campo de golfe utilizará drones para análise dos campos e aplicação de produtos, recorrendo também a inteligência artificial. Contudo, a crescente utilização de drones também levanta desafios significativos.
Uma análise recente indica um aumento acentuado das interrupções em aeroportos europeus devido ao avistamento de drones, sublinhando a necessidade de uma regulamentação e planeamento rigorosos para garantir a segurança no espaço aéreo.












