
O caso da 'Chacina dos Portugueses'



Luís Miguel Militão, condenado pelo homicídio de seis empresários portugueses em Fortaleza, Brasil, a 12 de agosto de 2001, quebrou o silêncio de 24 anos numa entrevista exclusiva à TVI e à CNN Portugal. A seis anos de ser libertado, Militão mostrou-se arrependido do crime, no qual as vítimas foram aliciadas para encontros sexuais, roubadas e enterradas vivas.
Afirmando "Mesmo que alguém me perdoe, eu não me perdoo", o mentor da chacina prepara a sua vida fora da prisão ao lado da mulher que o espera e pediu redenção.
Contudo, as suas declarações de remorso são postas em causa por vários especialistas que analisaram a entrevista.
A psicóloga Melanie Tavares considera "óbvio" que Militão é um "psicopata", argumentando que este não sente remorso genuíno nem tem "afetos". O comentador Gustavo Silva corrobora esta visão, descrevendo-o como "frio, calculista, sem arrependimento genuíno" e sublinhando que as diferentes versões dos factos que apresentou ao longo do tempo demonstram que "ainda não interiorizou a verdade".
A análise da entrevista revela também incoerências e uma contínua ausência de compaixão pelas vítimas. O jornalista Henrique Machado, da CNN Portugal, destaca a persistente "falta de empatia" de Militão.
Aponta ainda uma contradição flagrante no seu discurso: por um lado, Militão alega que o crime não foi premeditado e ocorreu "no calor do momento", mas, por outro, admite que já existia um entendimento prévio sobre quem iria matar os empresários antes mesmo de estes serem feitos reféns.
Esta dualidade reforça a perceção de manipulação e a dúvida sobre a sinceridade do seu arrependimento.
Artigos
6





Atualidade
Ver mais
Fique a par dos temas que fazem as capas dos jornais nacionais desta terça-feira, dia 30 de setembro.

Estas são algumas das efemérides que marcam a data de hoje: Efemérides Internacionais 1452 — inicia-se a impressão da primeira parte da Bíblia por Gutenberg. 1544 — (Europa) mudanças dinásticas e conflitos internos nos reinos europeus. 1918 — forças árabes e australianas entram em Damasco, participando da libertação durante a 1.ª Guerra Mundial. 1927 — […]

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, identificou e deteve um homem de 27 anos, na cidade do Porto, pela prática do crime... O conteúdo Homem detido no Porto por tentativa de homicídio em Leça da Palmeira aparece primeiro em .

A Inspeção-Geral de Finanças encontrou mais de 75 mil documentos por validar relativos a pagamentos feitos pelo INEM. Terá o contribuinte bolsos fundos para pagar tudo e mais alguma coisa?