
Vagas para a 3.ª fase do concurso de acesso ao ensino superior



A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) divulgou que a terceira e última fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior conta com um total de 6.710 vagas.
A maioria destas vagas, 3.976, concentra-se nos institutos politécnicos, enquanto as restantes 2.734 pertencem a cursos universitários.
As candidaturas para esta fase decorrem online entre terça e quinta-feira, após a divulgação das vagas na segunda-feira. Este número de vagas surge após uma segunda fase em que apenas metade dos 16.594 candidatos conseguiu colocação, resultando na entrada de 8.824 novos estudantes. No total, após as duas primeiras fases, foram colocados pouco mais de 52 mil alunos em instituições públicas, o que representa uma quebra de quase cinco mil estudantes em comparação com o ano anterior. Na segunda fase, as instituições que mais alunos receberam foram a Universidade de Lisboa (1.036) e o Instituto Politécnico de Lisboa (623). Após a segunda fase, sobraram 9.313 vagas, mas coube a cada instituição de ensino superior decidir sobre a abertura de lugares para a terceira fase.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação esclarece que as instituições não podem abrir mais vagas do que as sobrantes, acrescidas daquelas que não venham a ser ocupadas pelos estudantes colocados na fase anterior. Os institutos politécnicos de Bragança (1.218 vagas), Coimbra (634), Viseu (572) e da Guarda (547) foram as instituições com mais lugares sobrantes. Em contrapartida, na generalidade das universidades, o número de vagas foi menor, com destaque para a Universidade de Aveiro (310), a Universidade Nova de Lisboa (52) e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (sete). A Escola Superior de Enfermagem de Lisboa foi a única instituição que esgotou todas as suas vagas.
Artigos
7






Atualidade
Ver mais
A25 reaberta ao trânsito em Celorico da Beira após capotamento de ligeiro
A A25 já reabriu ao trânsito, no sentido Celorico da Beira-Guarda, depois de ter sido encerrada, esta tarde, na sequência do capotamento de um ligeiro de passageiros de que resultou um ferido grave.

"O que estava combinado era a morte. Não a morte por crueldade, mas a morte por medo": 24 anos após a "Chacina dos Portugueses", o mentor do crime falou em exclusivo à CNN Portugal
Luís Miguel Militão, o "Monstro de Fortaleza", diz que os seis empresários portugueses foram mortos "por medo"

Adeus cartões no ‘bolso’: Governo prepara medida que vem revolucionar os transportes públicos em Portugal
Para quem viaja de transportes públicos em Portugal, o Governo prepara uma medida que vem simplificar bastante as viagens entre cidades

Alegada descoberta dos EUA de causa do autismo tem fundamentação científica?
Veja aqui o “Raio X” completo com o médico e comentador da SIC, Francisco Goiana da Silva. Em análise a transferência de médicos obstetras do Hospital do Barreiro para o de Almada, as falhas informáticas do SNS e a alegada descoberta dos Estados Unidos sobre causa do autismo.