
Vagas para a 3.ª Fase de Acesso ao Ensino Superior



Foram oficialmente divulgados os dados relativos à terceira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, revelando a existência de 6.710 vagas para os candidatos. A informação foi disponibilizada pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) através de um edital, que especifica o número de lugares sobrantes das etapas anteriores do concurso. A análise detalhada dos dados publicados na página da DGES mostra uma distribuição desigual das vagas entre os dois subsistemas de ensino superior público.
A maior parte das oportunidades, um total de 3.976, encontra-se nos institutos politécnicos.
Já as instituições universitárias disponibilizam um número inferior de vagas, com 2.734 lugares a concurso nesta fase final.
Este cenário confirma que a maioria das vagas sobrantes para a última fase do concurso se concentra no ensino politécnico.
Os estudantes interessados em candidatar-se a um destes lugares poderão fazê-lo durante um período limitado, que decorre entre os dias 23 e 25 de setembro.
Esta representa a derradeira oportunidade para os alunos que ainda não obtiveram colocação garantirem o seu ingresso no ensino superior público este ano.
Artigos
6





Atualidade
Ver mais
Orcas atacam (mais um) veleiro: Duas pessoas auxiliadas em Vila do Conde
Dois tripulantes de um veleiro com bandeira francesa foram hoje auxiliados, depois da embarcação ter ficado sem leme após uma interação com orcas, ao largo de Vila do Conde, distrito do Porto, adiantou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Mulher ferida após cair por ribanceira de 5 metros em Barcelos
Em Carapeços O conteúdo Mulher ferida após cair por ribanceira de 5 metros em Barcelos aparece primeiro em O MINHO.

15 minutos: reitor do Porto denuncia ameaças por vagas em Medicina e auxiliares de creche de Rabo de Peixe acusadas de maus-tratos
O reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, afirmou ter recebido ameaças físicas para admitir 30 candidatos ao curso de Medicina que não cumpriam a nota mínima exigida. O responsável foi ouvido esta tarde no Parlamento, onde negou ter sido pressionado pelo ministro da Educação. Quatro funcionárias da creche da Casa do Povo de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, Açores, foram acusadas pelo DIAP local de um total de 44 crimes de maus-tratos a menores. A acusação surgiu na sequência de filmagens que mostram as funcionárias a agredir bebés daquela instituição.

Vai conduzir a Espanha? Estas são as multas que estão a sair mais ‘caras’ aos condutores
Saiba quais as multas em Espanha que mais aumentaram em 2024 e por que podem sair cada vez mais caras aos condutores portugueses