
Condicionamentos noturnos no IP3 em outubro para obras de duplicação



A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a circulação no IP3 será condicionada em outubro para a realização de trabalhos de limpeza e desmatação de taludes e valetas. As restrições ocorrerão num troço de aproximadamente 27 quilómetros, entre o nó de Treixedo, em Santa Comba Dão, e o nó de acesso à A25, em Viseu. Os trabalhos decorrerão exclusivamente em período noturno, entre as 21h00 e as 06h00, obrigando à implementação de desvios de trânsito pela antiga Estrada Nacional 2 (EN2). Durante as intervenções, a circulação no troço afetado do IP3 far-se-á apenas num sentido de cada vez, alternadamente.
Os desvios estão programados para datas específicas.
No sentido Coimbra-Viseu, as interrupções ocorrerão de 17 para 18 de outubro (entre o nó de Treixedo e o de Tondela Norte), de 22 para 23 (entre Tondela Norte e S. Miguel do Outeiro) e de 24 para 25 (entre S. Miguel do Outeiro e o nó de Fail/A25). No sentido Viseu-Coimbra, os condicionamentos serão aplicados de 18 para 19 de outubro (entre Tondela Norte e Treixedo), de 23 para 24 (entre S. Miguel do Outeiro e Tondela Norte) e de 25 para 26 de outubro (entre o nó de Fail/A25 e S. Miguel do Outeiro). Estes trabalhos integram-se na empreitada de duplicação e requalificação do IP3 entre Santa Comba Dão e Viseu, um investimento de cerca de 103 milhões de euros. A obra, que abrange uma extensão de 27,5 quilómetros e atravessa os concelhos de Santa Comba Dão, Tondela e Viseu, tem como objetivo principal melhorar os níveis de qualidade, conforto e segurança rodoviária, bem como aumentar a capacidade da via e reduzir os tempos de percurso.
A intervenção inclui o alargamento da plataforma para duas vias em cada sentido e a melhoria do traçado.
Adjudicada em agosto de 2024 à multinacional espanhola Ferrovial, a empreitada tem um prazo de execução de 870 dias. O valor da adjudicação foi inferior ao preço-base de 130 milhões de euros. Esta é a primeira de três grandes intervenções previstas para o IP3, num investimento total que poderá rondar os 300 milhões de euros, com o objetivo de converter mais de 85% da via em perfil de autoestrada.
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