
Programa E-Lar para Troca de Equipamentos a Gás por Elétricos



O programa E-Lar, cujas candidaturas já se encontram abertas, foi detalhado pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
Esta medida governamental destina-se a apoiar todos os cidadãos que pretendam modernizar as suas casas através da substituição de equipamentos a gás, como fogões, fornos e esquentadores, por modelos elétricos mais eficientes.
O principal objetivo do programa é incentivar a descarbonização e a eficiência energética no setor residencial.
Os apoios financeiros concedidos podem cobrir a totalidade do custo dos novos eletrodomésticos, tornando a troca gratuita ou "praticamente gratuita".
Segundo uma das fontes, o apoio pode atingir um valor máximo de 1.683 euros. Caso o equipamento elétrico escolhido tenha um custo superior ao do apoio, o cidadão terá de suportar o valor remanescente.
Para esclarecer os consumidores, a iniciativa foi divulgada em diversas plataformas, incluindo uma entrevista com a ministra responsável pela pasta.
Além disso, o programa "Contas-poupança" realizou uma análise sobre se a substituição compensa financeiramente, fornecendo aos interessados os pontos que devem ser avaliados antes de avançarem com a candidatura.
Artigos
6





Economia
Ver mais
O Novo Banco concluiu a venda ao grupo francês BPCE por 6,4 mil milhões de euros, mas a operação gerou polémica devido à exclusão dos trabalhadores do prémio associado ao negócio. O conteúdo NOVO BANCO PAGA MILHÕES A GESTORES E ZERO A TRABALHADORES aparece primeiro em 24Horas.

O preço da alimentação continua a ser uma das maiores preocupações das famílias portuguesas. O mesmo cabaz de produtos essenciais pode custar mais 40 Euros dependendo do supermercado onde se faz compras. Em tempos de inflação e orçamentos apertados, escolher bem o sítio onde encher o carrinho é quase tão importante como escolher os próprios […]

As empresas de imobiliário e construção elogiam o plano para a habitação apresentado pelo Governo, mas mantêm-se em compasso de espera pelos detalhes da segunda parte do programa Construir Portugal, porque o sucesso das medidas depende da simplicidade e clareza legislativa. Ou seja, as próximas etapas. Depois dos aplausos a quente, o mercado “reagiu com […]

Se está a ler esta notícia numa app, aceda aqui ao quiz A Impresa, grupo que controla a SIC e o Expresso, está a negociar um acordo de capital com os italianos da MFE, grupo fundado em 1980 por Sílvio Berlusconi e controlado pela família, com presença internacional em mercados como Espanha, através da Telecinco. […]