
Conselho de Ministros: Governo anuncia extinção da FCT e reestrutura a AMA



O Conselho de Ministros aprovou uma reforma profunda do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), anunciada pelo ministro Fernando Alexandre.
A medida, que se insere numa reforma mais ampla do Estado, visa simplificar processos e melhorar a coordenação entre entidades.
O ministro justificou a reestruturação descrevendo a atual orgânica do ministério como uma "estrutura anacrónica", marcada pela fragmentação de organizações, sistemas de informação desintegrados e uma governação desarticulada. Com a reforma, o MECI reduzirá o número de entidades de 18 para apenas sete.
Apesar desta consolidação, o número de dirigentes superiores permanecerá nos 27, uma vez que os organismos extintos serão integrados em novas agências.
Entre as extinções mais significativas está a da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a da Agência Nacional da Inovação (ANI). As funções desempenhadas por estas duas entidades passarão a ser da responsabilidade de uma nova Agência para a Investigação e Inovação.
O Governo garantiu que esta reestruturação não resultará em despedimentos, mas admitiu que os professores que se encontram no sistema central poderão ter de regressar à atividade letiva.
Artigos
9








Política
Ver mais
Lisboa. António Vitorino é mandatário da candidatura de Alexandra Leitão
O antigo comissário europeu António Vitorino foi escolhido pela socialista Alexandra Leitão para ser o mandatário da sua candidatura à Câmara de Lisboa, pela coligação PS/Livre/BE/PAN, nas eleições autárquicas de outubro, disse hoje à Lusa fonte oficial da candidatura.

"Boa prática". Pedro Duarte quer ficar com o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/IL à Câmara ao Porto, Pedro Duarte, revelou hoje pretender ficar com o pelouro da Cultura, à semelhança do que acontece com o presidente da autarquia, Rui Moreira, que considerou ser "boa prática".

Ministério promete analisar os 10 mil contributos sobre Cidadania
A consulta pública à disciplina de Cidadania recebeu mais de dez mil contributos, que o Ministério da Educação garante estarem a ser analisados para eventuais alterações ao novo programa, que entra em vigor em setembro.

Governo “profundamente preocupado” com plano israelita para ocupação militar de Gaza
MNE considera que proposta de Netanyahu "põe em causa os esforços para o cessar-fogo e agrava a tragédia humanitária". O conteúdo Governo “profundamente preocupado” com plano israelita para ocupação militar de Gaza aparece primeiro em Jornal i.