
Aumento da Tensão entre a NATO e a Rússia



Na passada sexta-feira, três caças MiG-31 da Federação Russa terão entrado no espaço aéreo da Estónia, sobre o golfo da Finlândia, onde permaneceram por cerca de 12 minutos, segundo as autoridades estonianas e a NATO. Em resposta, a Itália, responsável pela missão de policiamento aéreo da Aliança Atlântica no Báltico, mobilizou caças para intercetar as aeronaves russas, numa operação conjunta com a Suécia e a Finlândia.
Moscovo negou a violação, afirmando que os seus aviões realizavam um voo previamente programado entre a Carélia e Kaliningrado, respeitando as normas internacionais.
Em consequência do incidente, a diplomacia de Talin anunciou a convocação de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para a segunda-feira seguinte, 22 de setembro. De acordo com a agência France-Presse, esta é a primeira vez em 34 anos de adesão à ONU que a Estónia solicita uma reunião deste tipo.
Adicionalmente, o primeiro-ministro estoniano, Kristen Michal, anunciou que o país iria pedir a ativação do Artigo 4.º do Tratado do Atlântico Norte, que prevê consultas entre aliados sempre que um dos membros se sinta ameaçado.
O ministro dos Negócios Estrangeiros estoniano, Margus Tsahkna, classificou o episódio como parte de "um padrão de comportamento mais amplo da Rússia, que visa testar a determinação da Europa e da NATO". Tsahkna referiu que este comportamento exige uma "resposta internacional" e é "incompatível com as responsabilidades de um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU", onde a Rússia possui direito de veto. Este evento ocorre num contexto de tensão acrescida, após a recente entrada de cerca de vinte drones russos no espaço aéreo da Polónia e a permanência de um drone de combate russo na Roménia durante uma hora.
Em reação, a NATO destacou dois caças para a Polónia para proteger o seu espaço aéreo.
Artigos
7






Mundo
Ver mais
"Não tomem paracetamol". Anúncio "irresponsável" de Trump preocupa
"Não tomem", apelou Trump na Casa Branca, numa comunicação apresentada como "um grande anúncio" sobre autismo, que tem estado a aumentar acentuadamente no país nos últimos anos. Especialistas dizem "discordar veementemente de qualquer sugestão contrária à ciência independente".

UE anuncia grupo de doadores para a Palestina e um “instrumento específico para a reconstrução de Gaza”
"Qualquer futuro Estado palestiniano tem de ser viável, também do ponto de vista económico", justificou a presidente da Comissão Europeia O conteúdo UE anuncia grupo de doadores para a Palestina e um “instrumento específico para a reconstrução de Gaza” aparece primeiro em Visão.

Amnistia Internacional denuncia nova condenação da jornalista Zhang Zhan
A jornalista chinesa Zhang Zhan foi novamente condenada a quatro anos de prisão por "provocar distúrbios", denunciou hoje a Amnistia Internacional, que pediu a sua libertação imediata e alertou para riscos à sua saúde e integridade.

Lula da Silva negocia com TikTok megacentro de dados no Estado de Ceará
O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu-se com o diretor do TikTok, Shou Zi Chew, para discutir um investimento num centro de dados no Brasil, num encontro marcado por controvérsias políticas, ambientais e tensões sobre regulação digital. A reunião, realizada na missão permanente do Brasil junto às Nações Unidas, foi o primeiro compromisso oficial de Lula em Nova Iorque, onde participa na semana de alto nível da Assembleia Geral da ONU. Segundo as autoridades brasileiras, a pr