Foi consignada a construção da ponte internacional entre Nisa e Cedillo



A construção da ponte internacional sobre o rio Sever, que ligará Montalvão, no concelho de Nisa, a Cedillo, na Estremadura espanhola, foi oficialmente consignada. O projeto, que representa um investimento de 19,5 milhões de euros, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e constitui uma antiga reivindicação da região. O auto de consignação foi assinado numa cerimónia em Nisa, presidida pelo ministro da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida. O governante sublinhou que a obra será um "fator de coesão" territorial e um "reforço das relações fronteiriças", contribuindo para a criação de riqueza e desenvolvimento económico. Castro Almeida defendeu a necessidade de uma "diferenciação positiva" para os territórios do interior, argumentando que, para atenuar as assimetrias do país, estas regiões precisam de crescer a um ritmo superior à média nacional. O ministro destacou ainda a criação de emprego como solução para combater o despovoamento. O presidente da Câmara de Nisa, José Dinis Serra, descreveu o projeto como um "exemplo claro de persistência coletiva" das autoridades portuguesas e espanholas.
Segundo o autarca, a obra representa uma "resposta concreta aos desafios estruturais das regiões do interior", melhorando as acessibilidades, reforçando a atratividade territorial e criando novas oportunidades para as populações locais.
O avanço do projeto foi acordado na XXV Cimeira Ibérica, em Faro, a 23 de outubro de 2024. O processo culminou com um parecer técnico favorável a 8 de julho deste ano e a aprovação final dos governos de Portugal e Espanha a 19 de dezembro. A obra, adjudicada pela Câmara de Nisa a 26 de setembro, contempla, para além da ponte, a requalificação de cerca de nove quilómetros da Estrada Municipal 1139.
A nova ligação permitirá encurtar o atual percurso rodoviário entre as duas localidades em 85 quilómetros.

















