
Construção do novo mercado de Viana deve começar dentro de duas semanas



A Câmara Municipal de Viana do Castelo foi notificada pelo Tribunal de Contas (TdC) da aprovação da empreitada para a construção do novo Mercado Municipal, permitindo que as obras comecem dentro de duas semanas. O novo edifício será erguido no local do antigo “prédio Coutinho”, que foi desconstruído em 2022.
Em junho, o executivo camarário já tinha aprovado, em reunião extraordinária, a adjudicação do contrato à empresa Arlo S. A., de Braga, por um valor de 13,376 milhões de euros. O projeto engloba não só a construção do edifício do mercado, mas também a reabilitação de toda a área envolvente, com o objetivo de requalificar e revitalizar o tecido urbano do centro histórico. Entre as metas estão a atração e fixação de população, a dinamização da economia local, a valorização do património construído e o reforço da oferta turística e cultural.
O projeto de execução do novo mercado assenta em vários princípios fundamentais para o seu bom funcionamento. Estes incluem condições adequadas para o aprovisionamento dos operadores, com controlo higiossanitário, estacionamento para clientes, tratamento de resíduos, e uma organização orgânica do espaço tradicional num único piso. Prevê-se ainda uma organização setorizada da oferta comercial e a introdução de atividades complementares para atrair novos públicos, tudo integrado num edifício com arquitetura relevante e uma imagem moderna.
Historicamente, o local acolheu o primeiro mercado da cidade em 1892. Em 1965, este foi transferido para um lote adjacente, onde funcionou até 2002, o que permitiu, no início da década de 1970, a construção do “prédio Coutinho” no local original.
Artigos
5



