
Consumo de Notícias e Credibilidade dos Meios em Portugal



Um estudo recente da Havas Media Network, intitulado 'Meaningful Media', revela que o consumo de notícias através das redes sociais tem aumentado em todas as faixas etárias em Portugal.
No entanto, os canais de televisão aberta continuam a ser considerados os meios mais credíveis por todas as idades, seguidos pelos jornais. O estudo baseou-se em 600 entrevistas realizadas em novembro de 2024 a residentes em Portugal Continental, com idades entre os 15 e os 64 anos.
Verifica-se uma mudança significativa no comportamento dos mais jovens (15 a 34 anos).
Para este grupo, as redes sociais já figuram no 'top 5' das fontes de informação mais credíveis, e os motores de busca ganham terreno em detrimento da rádio.
Os vídeos virais tornaram-se o seu 'prime time', servindo não só como entretenimento, mas também como uma importante fonte de informação.
Paralelamente, o estudo identifica uma tendência crescente de 'fuga às notícias' ('news avoidance'), motivada pelo cansaço face à negatividade e a um contexto de crise permanente. Este movimento, associado à substituição do jornalismo profissional por criadores de conteúdos digitais ou 'jornalistas-influencers', acarreta riscos acrescidos de desinformação e polarização de opiniões.
Outra conclusão aponta para uma quebra no investimento publicitário associado a conteúdos jornalísticos, que em Portugal caiu 27% entre 2019 e 2024.
Curiosamente, a faixa etária dos 15 aos 34 anos, apesar de ser a que mais utiliza as redes sociais, é a que menos as usa para consumir notícias (31,7%), em contraste com a faixa dos 55 aos 64 anos (49,9%).
Os mais jovens demonstram também menor tolerância à publicidade, com 54% a utilizar bloqueadores de anúncios.
Artigos
10









Ciência e Tecnologia
Ver mais
Primeiro carro elétrico da Bentley já testa em estrada
O protótipo daquele que será o primeiro carro elétrico da Bentley já foi visto a testar em estrada. Espera-se que seja revelado no próximo ano, antes de chegar ao mercado em 2027.

Cientistas dos EUA descobrem tecnologia que melhora raio X com imagens coloridas

O seu suor revela segredos do corpo (e agora há um adesivo que o vai traduzir)
Smartwatches e outros dispositivos vestíveis já conseguem recolher dados sobre circulação sanguínea, padrões de sono e sinais precoces de algumas...

Nvidia e a OpenAI fazem acordo milionário para desenvolver Inteligência Artificial
O fabricante de chips Nvidia investirá até 100 mil milhões de dólares (84,78 mil milhões de euros) na OpenAI, anunciaram as empresas esta segunda-feira, criando uma parceria que se concentrará no desenvolvimento de centros de dados de inteligência artificial e superinteligência artificial. A OpenAI utilizará pelo menos 10 gigawatts de sistemas da Nvidia para infraestruturas […] The post Nvidia e a OpenAI fazem acordo milionário para desenvolver Inteligência Artificial appeared first on Forbes Portugal.