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Consumo de Notícias e Credibilidade dos Meios em Portugal

O consumo de notícias através das redes sociais é uma tendência crescente e transgeracional em Portugal, embora a televisão se mantenha como o meio mais credível. Um estudo recente analisa as mudanças nos hábitos dos portugueses, destacando o comportamento dos mais jovens e o fenómeno da 'fuga às notícias'.
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Um estudo recente da Havas Media Network, intitulado 'Meaningful Media', revela que o consumo de notícias através das redes sociais tem aumentado em todas as faixas etárias em Portugal.

No entanto, os canais de televisão aberta continuam a ser considerados os meios mais credíveis por todas as idades, seguidos pelos jornais. O estudo baseou-se em 600 entrevistas realizadas em novembro de 2024 a residentes em Portugal Continental, com idades entre os 15 e os 64 anos.

Verifica-se uma mudança significativa no comportamento dos mais jovens (15 a 34 anos).

Para este grupo, as redes sociais já figuram no 'top 5' das fontes de informação mais credíveis, e os motores de busca ganham terreno em detrimento da rádio.

Os vídeos virais tornaram-se o seu 'prime time', servindo não só como entretenimento, mas também como uma importante fonte de informação.

Paralelamente, o estudo identifica uma tendência crescente de 'fuga às notícias' ('news avoidance'), motivada pelo cansaço face à negatividade e a um contexto de crise permanente. Este movimento, associado à substituição do jornalismo profissional por criadores de conteúdos digitais ou 'jornalistas-influencers', acarreta riscos acrescidos de desinformação e polarização de opiniões.

Outra conclusão aponta para uma quebra no investimento publicitário associado a conteúdos jornalísticos, que em Portugal caiu 27% entre 2019 e 2024.

Curiosamente, a faixa etária dos 15 aos 34 anos, apesar de ser a que mais utiliza as redes sociais, é a que menos as usa para consumir notícias (31,7%), em contraste com a faixa dos 55 aos 64 anos (49,9%).

Os mais jovens demonstram também menor tolerância à publicidade, com 54% a utilizar bloqueadores de anúncios.

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