
Crescimento das Contas de Serviços Mínimos Bancários em Portugal



De acordo com dados divulgados pelo Banco de Portugal, o número de contas de serviços mínimos bancários (CSMB) atingiu as 258.029 no final de junho de 2025. Este valor representa um aumento de cerca de 10% face ao período homólogo de 2024 e de 5% em relação ao final do mesmo ano, indicando uma adesão crescente a esta modalidade, cujo custo anual máximo é de aproximadamente 5,22 euros. Durante o primeiro semestre de 2025, foram constituídas 16.121 novas CSMB, um ligeiro aumento face ao ano anterior.
Destaca-se que 70,1% destas novas adesões resultaram da conversão de contas de depósito à ordem já existentes, uma tendência que tem vindo a acentuar-se e que demonstra uma maior consciência dos consumidores para as vantagens desta opção.
No mesmo período, foram encerradas 4.139 contas, das quais 1.144 por iniciativa dos bancos, maioritariamente devido à ausência de movimentos por mais de 24 meses. O perfil dos titulares revela um envelhecimento da base de clientes. A proporção de novas contas abertas por pessoas com 65 ou mais anos aumentou para 42,8%, um crescimento de cinco pontos percentuais face ao semestre anterior. Em contraste, a adesão por parte de jovens com menos de 25 anos permaneceu reduzida (2,7%).
A maioria das contas (75,4%) pertence a um único titular e regista-se uma ligeira predominância feminina (51,2%) na constituição de novas contas. A maioria dos titulares de CSMB mantém uma relação bancária limitada com a sua instituição, sendo que 75,7% não possuem depósitos a prazo e 84,5% não têm produtos de crédito associados.
O mercado deste produto continua a ser altamente concentrado, com cinco instituições a deterem 82,3% do total de contas ativas no país.
Artigos
5




Economia
Ver mais
Esporão vende marca Sovina à Musa e entra no capital da cervejeira artesanal.
O grupo Esporão vendeu a marca de cerveja artesanal Sovina à Musa, mantendo uma ligação estratégica ao adquirir uma participação de 10% na empresa liderada por André Henriques de Carvalho. A Musa prevê atingir um volume de negócios de 4 milhões de euros até ao final de 2025. O acordo inclui a transferência do equipamento […] O conteúdo Esporão vende marca Sovina à Musa e entra no capital da cervejeira artesanal. aparece primeiro em Alentrium.

Álvaro teve “período de nojo suficientemente longo”, diz Paulo Marcos
O presidente do Sindicato Nacional dos Quadros Técnicos Bancários (SNQTB) considera positiva a escolha de Santos Pereira para o BdP e destaca a sua defesa da independência face ao poder político. Critica a saída direta de Centeno do Governo para o supervisor, mas apoia a centralização dos serviços do supervisor, apesar da polémica em torno da nova sede.

Empresas tecnológicas chinesas duplicam ganhos das rivais do Nasdaq
O Hang Seng Tech soma mais de 40% desde o início do ano, com as cotadas a beneficiarem dos avanços em torno da Inteligência Artificial e a aposta da China na produção própria de chips.

E-Lar: Faça já o registo antes do programa começar para receber os eletrodomésticos grátis
Neste momento já está a decorrer o registo das empresas que querem vender os equipamentos previstos pelo E-Lar (placas de fogão elétricas ou de indução, fornos elétricos e termoacumuladores). Na semana em que escrevo este artigo já estão inscritas 391 empresas e 87 estão em preenchimento. Com esta possibilidade de escolha, em princípio, poderá fazer a troca dos seus equipamentos a gás pelos elétricos em todas as regiões do país, com maior ou menor escolha. Os cidadãos só se podem candidatar a partir de 30 de setembro, mas já pode começar por fazer o registo na página do Fundo Ambiental, para si e para os seus familiares. Poupa tempo e ganha alguma vantagem. Tem aqui o passo a passo.