menulogo
Notícias Agora
user
Close

Ministro da Agricultura defende manutenção do POSEI

O setor agrícola português debate a necessidade de novas estruturas de regulação para garantir o equilíbrio na cadeia de valor, ao mesmo tempo que o Governo sublinha a importância da manutenção dos apoios europeus para a sua sustentabilidade.
News ImageNews ImageNews Image

A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) defendeu a criação de uma entidade reguladora para o setor agroalimentar.

Segundo o presidente da Confagri, Idalino Leão, o objetivo é assegurar que os diferentes elos da cadeia – produção, indústria e distribuição – estejam em “pé de igualdade”. A confederação sugere que a Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar (PARCA), que não reúne desde 2024, sirva de base para a criação desta entidade. Idalino Leão clarificou que não considera a grande distribuição como adversária, mas sim como parceira, sendo a regulação necessária para um funcionamento equilibrado de todo o sistema.

A proposta já foi apresentada ao Governo e a Confagri aguarda uma nova reunião da PARCA para a voltar a debater. Paralelamente, o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, destacou a importância do Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia para garantir os apoios ao setor.

Durante um evento nos Açores, o ministro classificou o programa POSEI como “importantíssimo” para a região, afirmando que a sua manutenção é crucial.

José Manuel Fernandes alertou ainda para o risco de a Política Agrícola Comum (PAC) ser prejudicada caso se permita que os Estados-membros mais ricos reforcem os apoios com os seus orçamentos nacionais, o que poderia criar desequilíbrios e conflitos. O governante defendeu também a necessidade de desburocratizar o setor, para que os agricultores se possam focar no trabalho agrícola. Os desafios da agricultura europeia, como a sustentabilidade e a competitividade, foram também tema de debate na 11.ª edição da AgroSemana, que contou com a participação de líderes de cooperativas portuguesas e francesas.

Noutro âmbito, o apoio do setor financeiro foi evidenciado pela renovação do patrocínio do Crédito Agrícola à Agroglobal, o maior certame profissional agrícola em Portugal, reforçando o seu papel como parceiro do desenvolvimento rural e da agricultura sustentável.

Artigos

13