menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Reta Final da COP30: Entre a Urgência Climática e os Impasses Políticos

Com a entrada na sua semana decisiva, a cimeira do clima COP30 em Belém enfrenta um apelo urgente da ONU para acelerar as negociações e superar os impasses políticos que ameaçam o progresso.
News ImageNews ImageNews Image

O secretário executivo da ONU para as alterações climáticas, Simon Stiell, instou os ministros e negociadores presentes na COP30, em Belém, a acelerarem o ritmo das negociações na entrada da segunda e última semana da conferência.

Com apenas cinco dias restantes, Stiell declarou que “o tempo da diplomacia teatral acabou” e que é “hora de arregaçar as mangas”, alertando contra “atrasos táticos ou obstruções”. O responsável da ONU sublinhou que a lentidão atual não reflete a velocidade e a magnitude da transição já em curso na economia real, afirmando que, embora a vontade exista, a velocidade não acompanha.

O apelo por maior celeridade surge num momento em que os responsáveis políticos chegam a Belém para assumir as negociações e tentar resolver os impasses.

Stiell defendeu que a COP30 deve ser uma demonstração de que a cooperação climática se mantém forte “num mundo fragmentado”. Este sentimento foi ecoado por representantes do país anfitrião, com Geraldo Alckmin a pedir que os discursos se transformem em ações concretas para que as metas estabelecidas sejam alcançadas.

No entanto, a primeira semana de consultas, liderada pela presidência brasileira, revelou três grandes obstáculos que estão a bloquear o progresso.

O primeiro está relacionado com a exigência da China, Índia e países aliados de uma decisão contra barreiras comerciais unilaterais, visando a taxa de carbono europeia.

O segundo ponto de discórdia envolve os Estados insulares que, apoiados por nações europeias e latino-americanas, pedem um reforço dos compromissos climáticos, uma medida à qual grandes economias como a China e a Arábia Saudita se opõem. Por fim, o terceiro impasse centra-se na insistência de muitos países do Sul, especialmente os africanos, em destacar a insuficiência do financiamento climático por parte dos países desenvolvidos.

Artigos

7
Explorar A Seguir Resumos Fontes Ouvir
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones