menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

COP30: Organizações Ambientais Pressionam por Financiamento Público e Liderança Climática

Diversas organizações ambientais preparam-se para exigir na próxima Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP30), em Belém, que o combate a estes fenómenos seja suportado por fundos públicos, criticando a falta de liderança dos países desenvolvidos.
News ImageNews ImageNews Image

Um conjunto de organizações ambientais, incluindo a Greenpeace, Ecologistas em Ação, WWF, SEO/BirdLife e Amigos da Terra, irá defender na COP30, que decorrerá em Belém, Brasil, de 10 a 21 de novembro de 2025, a necessidade de financiamento público para a luta contra as alterações climáticas. As organizações enfatizam a importância de os países do Norte Global fornecerem os fundos necessários para que as nações do Sul Global se possam adaptar aos impactos climáticos. Neste sentido, pretendem reforçar a exigência de que “quem polui paga”, propondo a criação de novos impostos sobre as empresas mais poluentes.

A falta de liderança por parte das nações desenvolvidas é uma das principais críticas. Pedro Zorrilla, da Greenpeace, lamentou a ausência de uma liderança forte por parte de outros países e classificou como “um desastre” o facto de a União Europeia (UE) ainda não ter apresentado a sua meta de redução de emissões a longo prazo — as chamadas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs). Javier Andaluz, da Ecologistas em Ação, corrobora esta visão, afirmando que a posição de liderança da UE está “cada vez mais fraca”, uma situação que atribui em parte às mudanças no Parlamento Europeu.

As organizações definiram também prioridades específicas.

A Greenpeace focará a sua atenção na promoção de um plano de ação para travar a degradação florestal até 2030 e noutro para acelerar a redução de emissões. Por sua vez, a SEO/BirdLife considera crucial que os planos nacionais para 2035 valorizem o papel da natureza como defesa contra os impactos climáticos e que a cimeira resulte num acordo sobre indicadores de progresso na adaptação.

O seu especialista, David Howell, expressou incerteza sobre se a UE adotará uma posição suficientemente ambiciosa na eliminação dos combustíveis fósseis, embora se mostre mais otimista em relação a temas de biodiversidade.

Adicionalmente, foram mencionadas preocupações logísticas, recordando problemas passados que afetaram as negociações.

Artigos

6

Ciência e Tecnologia

Ver mais
News Image
HUAWEI Watch GT 6 Series: o poder do treino profissional ao alcance de todos

A Huawei redefine o treino desportivo com a HUAWEI Watch GT 6 Series, um smartwatch concebido para quem procura otimizar o seu rendimento. Ao introduzir a medição de potência virtual de ciclismo, uma métrica até agora reservada a equipamentos profissionais, a marca torna acessível a todos os entusiastas um treino mais inteligente e eficiente. Até agora, a medição da potência […] O conteúdo HUAWEI Watch GT 6 Series: o poder do treino profissional ao alcance de todos aparece primeiro em Portugal Gamers.

Source LogoPortugal Gamers
News Image
Portugal marca presença no First Global Challenge no Panamá

Portugal esteve representado na edição deste ano do First Global Challenge por uma jovem equipa dos Pupilos do Exército, que participa nesta competição internacional de robótica e inovação científica, realizada entre 29 de outubro e 1 de novembro, na Cidade do Panamá. O evento reuniu estudantes de mais de 190 países, num encontro que celebrou […] O conteúdo Portugal marca presença no First Global Challenge no Panamá aparece primeiro em BOM DIA.

Source LogoBom Dia
categoryVer categoria completa