menulogo
Notícias Agora
user
Close

Habitação acessível é um dos desafios "mais urgentes" da Europa

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, classificou a habitação acessível como um dos desafios mais prementes da Europa, sublinhando o seu impacto direto na coesão social e na estabilidade democrática do continente.
News ImageNews ImageNews Image

Durante o seu discurso no Fórum Social Porto 2025, António Costa, presidente do Conselho Europeu, afirmou que a habitação acessível se tornou um dos desafios "mais urgentes" que os Estados-membros da União Europeia enfrentam.

Considerou o tema "absolutamente essencial" para garantir a coesão social e a sustentabilidade das democracias europeias, sendo uma preocupação transversal a todas as sociedades do continente.

Na sua perspetiva, a dificuldade que as novas gerações sentem em encontrar a sua primeira casa gera uma sensação de abandono e falta de perspetiva de futuro, o que, segundo Costa, alimenta o populismo.

Salientou que não há governo europeu que não coloque a habitação na linha da frente das suas preocupações, dando como exemplo o governo português, representado no evento pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, que se encontrava ao seu lado. Como prova da importância atribuída ao tema, António Costa anunciou que a habitação acessível será objeto de um debate dedicado na próxima reunião formal do Conselho Europeu, agendada para outubro. Recordou ainda que a Comissão Europeia já dispõe de um comissário com a pasta da habitação. As declarações foram proferidas no Fórum Social do Porto 2025, um evento organizado pelo Governo português com o apoio da Comissão Europeia, que decorreu entre quinta-feira e sexta-feira sob o tema central "Empregos de Qualidade numa Europa Social Competitiva".

Artigos

11

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa