A CP recebeu o primeiro de 22 novos comboios regionais encomendados à Stadler



Portugal recebeu o primeiro de 22 novos comboios regionais encomendados pela CP – Comboios de Portugal em 2020 à fabricante suíça Stadler, num investimento total de 158 milhões de euros.
A chegada desta automotora representa a primeira aquisição de material circulante novo para a empresa em 23 anos e, segundo o Ministério das Infraestruturas e Habitação, é um “passo decisivo para a modernização e sustentabilidade da frota”. A unidade recém-chegada será agora submetida a um período de ensaios técnicos e processos de homologação, prevendo-se a sua entrada em serviço no segundo semestre de 2026.
A encomenda total inclui 12 automotoras bimodo (com tração elétrica e a diesel) e 10 automotoras elétricas do modelo Flirt, que se destacam pela eficiência energética e por atingirem uma velocidade máxima de 160 km/h.
A primeira unidade entregue é bimodo e tem capacidade para 369 passageiros, dos quais 204 sentados, incluindo áreas para pessoas com mobilidade reduzida e para bicicletas.
As novas composições estarão equipadas com Wi-Fi e tomadas elétricas.
O investimento conta com o apoio do programa Sustentável 2030 e do Fundo Ambiental. Estes comboios destinam-se a reforçar o serviço regional, nomeadamente nas linhas do Oeste e do Alentejo, onde a procura aumentou mais de 100% com a introdução do Passe Ferroviário Verde.
Segundo o ministro Miguel Pinto Luz, esta aquisição é um passo importante para o transporte público descarbonizado.
A iniciativa insere-se num plano mais vasto que prevê a aquisição de cerca de 200 novos comboios para a CP, com o objetivo de responder ao número crescente de utilizadores, que a empresa espera que atinja os 200 milhões em 2025. Pedro Moreira, presidente do Conselho de Administração da CP, sublinhou que as novas unidades irão melhorar significativamente a qualidade do serviço regional.















