menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte acompanha viagem do Pai Natal pelo 70.º ano consecutivo

Pelo 70.º ano consecutivo, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) mantém a tradição de seguir a viagem do Pai Natal, uma iniciativa que começou com um erro e se tornou um fenómeno global.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD), uma organização conjunta dos EUA e do Canadá, celebra o 70.º aniversário da sua tradicional missão de seguir o percurso imaginário do Pai Natal na noite de Natal.

Esta iniciativa, que começou durante a Guerra Fria, permite que crianças e adultos de todo o mundo acompanhem a jornada em tempo real através do 'site' noradsanta.org, disponível em nove línguas, incluindo português. A tradição nasceu de um equívoco em 1955, quando um anúncio de uma loja num jornal de Colorado Springs publicou, por engano, o número de um telefone ultrassecreto do NORAD em vez do número do Pai Natal.

Uma criança ligou e a chamada foi atendida pelo coronel da Força Aérea Harry W. Shoup.

Para não desiludir o menino, Shoup respondeu como se fosse o Pai Natal, dando início a uma tradição que perdura há sete décadas.

Após essa primeira chamada, seguiram-se dezenas de outras e a equipa do NORAD começou a assinalar a localização do Pai Natal num grande mapa da América do Norte.

Atualmente, a operação envolve mais de 1.000 voluntários que trabalham numa central telefónica em Colorado Springs, respondendo a perguntas das crianças.

No ano passado, receberam cerca de 380 mil chamadas.

Este ano, pela primeira vez, os interessados fora da América do Norte podem ligar mais facilmente através do 'site' do programa.

A explicação oficial, em tom de brincadeira, para a capacidade de deteção do NORAD é que o nariz da rena Rodolfo emite uma assinatura térmica semelhante à de um míssil, permitindo que os satélites o sigam. Ao longo dos anos, a iniciativa gerou várias histórias, como a de uma menina preocupada que o Pai Natal ficasse preso na Estação Espacial Internacional ou a de um homem com necessidades especiais que liga todos os anos.

Segundo historiadores, esta tradição do NORAD é uma das poucas adições modernas à história do Pai Natal que se consolidou.

Artigos

9
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones