O Paradoxo da 'Empresa na Hora': A Crise de Pessoal que Transforma Horas em Meses



A promessa de criar uma empresa de forma célere em Portugal está a ser comprometida por uma grave falta de funcionários nos serviços de registo, o que transforma o serviço 'Empresa na Hora' numa espera que pode chegar aos dez meses.
A situação, denunciada por trabalhadores do setor e advogados, revela uma profunda falha no sistema que prometia agilidade.
A principal causa para estes atrasos significativos é uma acentuada falta de pessoal.
Os artigos indicam que seriam necessários cerca de 2000 novos funcionários para normalizar a operação e responder à procura. Esta carência de recursos humanos já forçou o encerramento de alguns balcões de atendimento, aumentando a pressão sobre os serviços que permanecem abertos e prolongando ainda mais os tempos de espera para os cidadãos e empresários.
As consequências desta paralisação são sentidas em todo o país.
Numa demonstração da urgência e das dificuldades sentidas, há relatos de cidadãos e advogados que se veem obrigados a percorrer longas distâncias, como viajar 500 quilómetros do Algarve até Viseu, na esperança de encontrar um balcão com capacidade para concluir os seus processos de forma mais rápida.
Esta situação não só contradiz o propósito do serviço, como também impõe custos e dificuldades adicionais aos empreendedores.
Apesar das denúncias e do impacto visível, um dos artigos refere que o Governo tem mantido o silêncio sobre o assunto.
Artigos
4Economia
Ver mais
A empresa especializada em materiais e reciclagem têxtil aposta na circularidade, em parceria com a Textil Santanderina e a TMG, no âmbito do lançamento da Recover Fabrics, a sua plataforma ligada ao algodão reciclado.

A Inova Baião (Antiga Adega Cooperativa de Baião) informa que está a proceder ao levantamento de valores em dívida aos cooperantes, referentes a entregas de uvas dos anos de 2000 a 2007. O conteúdo COMUNICAÇÃO DA INOVA BAIÃO aparece primeiro em Nosso Território.

O setor logístico atravessa uma transição silenciosa, mas profunda: já não é suficiente saber mover mercadorias — é preciso interpretar o mundo. The post O choque geopolítico que está a reescrever a logística first appeared on Transportes & Negócios.

É uma das cores mais emblemáticas da história longa de 41 anos do popular utilitário da Seat, originalmente lançado em 1984, e está de regresso à gama, após oito anos de ausência. Recentemente apresentado à comunicação social, durante um evento que contou com a participação do AutoGear, o renovado Ibiza recupera uma cor que agradará, […] O conteúdo Amarelo de regresso ao Seat Ibiza aparece primeiro em AutoGear.







