
PSP regista 17 crimes de furto por carteirista por dia no primeiro semestre



O relatório anual da Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGR-P) para 2024 revela um aumento exponencial da criminalidade organizada, que cresceu 197,3% em comparação com o ano anterior.
Este tipo de crime, que engloba organizações dedicadas a roubos, tráfico de droga e cibercrime, registou 1.454 novos processos em 2024, um valor significativamente superior aos 489 de 2023 e aos 341 de 2022. O relatório aponta ainda para um aumento generalizado do número de processos pendentes. Seguindo a tendência de subida, os crimes contra pessoas especialmente vulneráveis, como idosos e menores, resultaram na abertura de 945 processos, mais 162 do que em 2023. Os crimes sexuais contra menores também aumentaram, com 936 novos processos (662 em contexto familiar e 275 fora dele). Adicionalmente, registou-se um crescimento nos crimes ambientais, com 234 novos inquéritos, quase o dobro dos anos anteriores, e nos crimes rodoviários, que passaram de 2.986 para 3.502 processos. Os crimes contra agentes de autoridade também subiram de 257 para 389.
Em contrapartida, verificou-se uma diminuição em outras áreas.
Os crimes de violência doméstica decresceram, com 11.899 novos processos, menos 1.774 do que em 2023. O número de processos por tráfico de pessoas baixou de 60 para 35, e os relativos a redes de imigração ilegal caíram de 40 para 14. De forma notável, os crimes de tráfico de estupefacientes diminuíram de 2.719 para 1.147, um decréscimo que o relatório justifica com a “maior sofisticação e organização das estruturas criminosas”, que passam a integrar a categoria de criminalidade violenta e organizada. Os crimes em ambiente escolar e de saúde também registaram uma descida.
Artigos
14













Atualidade
Ver mais
Carlo Acutis. Papa canoniza millennial conhecido como influencer de Deus
Conhecido como "o 'influencer' de Deus", Carlo Acutis, um adolescente italiano ávido de internet que morreu em 2006, aos 15 anos, foi hoje canonizado pelo Papa Leão XIV, tornando-se o primeiro millennial a ser declarado santo.

Trágico acidente em Trás-Âncora: bebé de 1 ano e meio morre asfixiado
A aldeia de Trás-Âncora, em Viana do Castelo, encontra-se em choque após a morte de um bebé de 1 ano e meio, filho de um casal francês… Segundo informações iniciais, o bebé terá asfixiado com uma corda, embora a investigação ainda esteja em curso e todos os cenários permaneçam em aberto. Os primeiros indícios apontam […]

Teletejo está a recrutar novos profissionais para diversas funções
No âmbito da sua expansão, a Teletejo, empresa que investe na competência, profissionalismo e formação dos seus colaboradores procura electricistas, manobradores de máquinas; motoristas de pesados, pedreiros e serventes.

Programa Acessibilidades 360º volta a ser motivo de queixa em Coruche
Uma cidadã de Coruche voltou a expor em reunião de câmara os atrasos e irregularidades nas obras de adaptação da sua habitação, financiadas pelo programa Acessibilidades 360º do PRR. O presidente do município, Francisco Oliveira, garantiu que os problemas serão resolvidos no início de Setembro com acompanhamento técnico.