
Mulheres e a Crise Climática



Numa intervenção na conferência “Mulheres e Clima”, em Coimbra, a candidata presidencial e eurodeputada Catarina Martins argumentou que as mulheres sofrem de forma desproporcional os impactos das alterações climáticas.
Segundo a antiga coordenadora bloquista, esta maior vulnerabilidade deve-se a fatores económicos e à sua maior responsabilidade no cuidado da comunidade, dos filhos e dos pais, uma carga de trabalho que tende a aumentar com o envelhecimento da população na Europa.
Como resposta, Martins propõe a valorização de “soluções baseadas na natureza”, cujo conhecimento é frequentemente preservado e transmitido pelas mulheres.
A eurodeputada sublinhou que estas são as “guardiãs desse conhecimento”, tanto nas comunidades rurais na Europa como nas comunidades indígenas, defendendo que o foco não deve estar apenas no chamado “sul global”, mas também nos territórios europeus.
No plano internacional, Catarina Martins, na qualidade de Relatora para a COP30 no Brasil, adiantou que irá discutir com a ministra brasileira do Meio Ambiente, Marina Silva, o “Plano de Lima para a igualdade de género”.
A iniciativa tem como objetivo aumentar a participação das mulheres nos processos de decisão relacionados com as políticas climáticas.
A eurodeputada criticou também a abordagem à crise da habitação, considerando “desastroso” do ponto de vista climático focar-se apenas na construção nova em territórios já fortemente urbanizados e com solos impermeabilizados. Salientou que a crise da habitação também afeta mais as mulheres e que a solução passa por garantir habitação com eficiência energética, medida essencial para reduzir o consumo de energia no âmbito de uma transição climática justa e para assegurar a qualidade de vida.
Artigos
6





Política
Ver mais
Ribau Esteves debate futuro de Aveiro ao lado de Luís Souto
Eleições A Aliança com Aveiro promoveu, ontem, um encontro entre o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, e o candidato à presidência, Luís Souto, para debater sobre o futuro do município

Barragem do Pisão: iniciadas oficialmente as obras no Alto Alentejo
Crato, 22 de setembro de 2025 – Iniciaram-se oficialmente as obras da Barragem do Pisão, um projeto estruturante para o Alto Alentejo, liderado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA). A cerimónia marcou o arranque de um investimento público de 222 milhões de euros, considerado o maior da história da região. A construção da barragem resulta de um processo iniciado em 1957, com os primeiros […] O conteúdo Barragem do Pisão: iniciadas oficialmente as obras no Alto Alentejo aparece primeiro em Alentrium.

“Procurarei sempre ir ao encontro das pessoas, ouvindo-as e respeitando-as”
Ricardo Nascimento é candidato à presidência da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins, pela coligação PS/LIVRE, nas próximas eleições autárquicas de 12 de outubro. Com raízes profundas em Algueirão-Mem Martins, onde cresceu, estudou e construiu amizades, Ricardo Nascimento sublinha na sua página de facebook, apresentando-se como a escolha de uma equipa que pretende “dar […] O conteúdo “Procurarei sempre ir ao encontro das pessoas, ouvindo-as e respeitando-as” aparece primeiro em Correio de Sintra.

Milhares de portugueses em risco: Farage tem plano para deportar imigrantes legais no Reino Unido
O Partido Reformista britânico anunciou um plano esta segunda-feira para rescindir o estatuto de residência permanente no Reino Unido e potencialmente deportar centenas de milhares de imigrantes legais para poupar na despesa com a segurança social.