menulogo
Notícias Agora
user
Close

Mulheres e a Crise Climática

A candidata presidencial Catarina Martins defende que as mulheres, apesar de serem as mais afetadas pela crise climática, são também detentoras de saberes cruciais para encontrar soluções sustentáveis, interligando as alterações climáticas à crise da habitação e à desigualdade de género.
News ImageNews ImageNews Image

Numa intervenção na conferência “Mulheres e Clima”, em Coimbra, a candidata presidencial e eurodeputada Catarina Martins argumentou que as mulheres sofrem de forma desproporcional os impactos das alterações climáticas.

Segundo a antiga coordenadora bloquista, esta maior vulnerabilidade deve-se a fatores económicos e à sua maior responsabilidade no cuidado da comunidade, dos filhos e dos pais, uma carga de trabalho que tende a aumentar com o envelhecimento da população na Europa.

Como resposta, Martins propõe a valorização de “soluções baseadas na natureza”, cujo conhecimento é frequentemente preservado e transmitido pelas mulheres.

A eurodeputada sublinhou que estas são as “guardiãs desse conhecimento”, tanto nas comunidades rurais na Europa como nas comunidades indígenas, defendendo que o foco não deve estar apenas no chamado “sul global”, mas também nos territórios europeus.

No plano internacional, Catarina Martins, na qualidade de Relatora para a COP30 no Brasil, adiantou que irá discutir com a ministra brasileira do Meio Ambiente, Marina Silva, o “Plano de Lima para a igualdade de género”.

A iniciativa tem como objetivo aumentar a participação das mulheres nos processos de decisão relacionados com as políticas climáticas.

A eurodeputada criticou também a abordagem à crise da habitação, considerando “desastroso” do ponto de vista climático focar-se apenas na construção nova em territórios já fortemente urbanizados e com solos impermeabilizados. Salientou que a crise da habitação também afeta mais as mulheres e que a solução passa por garantir habitação com eficiência energética, medida essencial para reduzir o consumo de energia no âmbito de uma transição climática justa e para assegurar a qualidade de vida.

Artigos

6

Política

Ver mais
News Image

Barragem do Pisão: iniciadas oficialmente as obras no Alto Alentejo

Crato, 22 de setembro de 2025 – Iniciaram-se oficialmente as obras da Barragem do Pisão, um projeto estruturante para o Alto Alentejo, liderado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA). A cerimónia marcou o arranque de um investimento público de 222 milhões de euros, considerado o maior da história da região. A construção da barragem resulta de um processo iniciado em 1957, com os primeiros […] O conteúdo Barragem do Pisão: iniciadas oficialmente as obras no Alto Alentejo aparece primeiro em Alentrium.

Source LogoAlentrium
News Image

“Procurarei sempre ir ao encontro das pessoas, ouvindo-as e respeitando-as”

Ricardo Nascimento é candidato à presidência da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins, pela coligação PS/LIVRE, nas próximas eleições autárquicas de 12 de outubro. Com raízes profundas em Algueirão-Mem Martins, onde cresceu, estudou e construiu amizades, Ricardo Nascimento sublinha na sua página de facebook, apresentando-se como a escolha de uma equipa que pretende “dar […] O conteúdo “Procurarei sempre ir ao encontro das pessoas, ouvindo-as e respeitando-as” aparece primeiro em Correio de Sintra.

Source LogoCorreio de Sintra
categoryVer categoria completa