menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Bienal de Ilustração de Guimarães premeia Cristina Sampaio

A ilustradora Cristina Sampaio foi distinguida com o Prémio Carreira na quinta edição da Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG), um evento que celebra a diversidade e a qualidade da ilustração nacional e internacional.

A organização da Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG) 2025 anunciou a atribuição do Prémio Carreira à artista Cristina Sampaio. A decisão, sugerida pela direção artística e pela Câmara Municipal de Guimarães, reconhece a "grande qualidade artística no conjunto da sua obra, a sua criatividade e inovação nos domínios mais amplos da ilustração".

Esta quinta edição da bienal consolida o evento, apresentando uma pluralidade artística com 191 obras selecionadas de 94 ilustradores candidatos ao Prémio Nacional BIG.

Entre os artistas com trabalhos expostos encontram-se nomes consagrados e emergentes como André Carrilho, Catarina Sobral, João Fazenda, Júlio Dolbeth, Nuno Saraiva e Yara Kono.

A organização sublinha que a diversidade de perfis e obras reforça a missão do evento na promoção do diálogo crítico entre ilustradores de várias gerações e expressões artísticas. A cerimónia de anúncio e entrega dos prémios do Prémio Nacional BIG 2025 está agendada para 25 de outubro, no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães. No total, serão atribuídos sete prémios no valor global de 8.500 euros: o Grande Prémio BIG, de 5.000 euros; o Prémio BIG Revelação, de 1.000 euros; e cinco Prémios BIG Aquisição, no valor de 500 euros cada. Este galardão destina-se a artistas que desenvolvem atividade nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais. As obras selecionadas estarão em exposição no Palácio Vila Flor entre 25 de outubro e 31 de dezembro.

A BIG é uma iniciativa da Câmara de Guimarães, com organização da cooperativa MOTOR, e visa dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural e na leitura crítica das sociedades contemporâneas.