
Aumento do Risco de Incêndio Rural em Portugal



O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para o aumento do perigo de incêndio rural em Portugal continental. Na segunda-feira, dia 15 de setembro, oito concelhos dos distritos de Bragança, Santarém, Portalegre e Faro foram colocados em perigo máximo. Os concelhos identificados foram Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro (Bragança), Tomar (Santarém), Portalegre, Castelo de Vide e Marvão (Portalegre), e Tavira (Faro).
Segundo as previsões do IPMA, a situação deverá agravar-se a partir de quarta-feira e manter-se pelo menos até ao final da semana, devido à previsão de tempo quente.
O número de concelhos em perigo máximo de incêndio rural subirá para dezassete, afetando quatro distritos. Para além destes, vários outros concelhos, especialmente no interior norte e centro e no Algarve, foram colocados em perigo muito elevado.
O perigo de incêndio rural é determinado pelo IPMA através de uma escala de cinco níveis, que vai de "reduzido" a "máximo".
Os cálculos para esta avaliação têm em conta diversos parâmetros meteorológicos, como a temperatura do ar, a humidade relativa, a velocidade do vento e a quantidade de precipitação registada nas últimas 24 horas.
Para a segunda-feira, o IPMA previa céu pouco nublado ou limpo no continente, com nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro. Antecipava-se também vento por vezes forte na faixa costeira ocidental a partir da tarde e uma ligeira descida da temperatura máxima no norte e no Algarve.
As temperaturas mínimas variavam entre os 12 graus Celsius (na Guarda) e os 20 (em Faro), enquanto as máximas oscilavam entre os 22 (em Viana do Castelo) e os 35 graus (em Castelo Branco).
Artigos
17
















Atualidade
Ver mais
Postal enviado em 1953 é devolvido ao autor 72 anos depois
A paragem no edifício da ONU serviu para o autor escrever aos pais que já tinha chegado a Nova Iorque

A25 reaberta ao trânsito em Celorico da Beira após capotamento de ligeiro
A A25 já reabriu ao trânsito, no sentido Celorico da Beira-Guarda, depois de ter sido encerrada, esta tarde, na sequência do capotamento de um ligeiro de passageiros de que resultou um ferido grave.

Novo projeto da Sanfil Medicina irá colocar Coimbra “no centro da inovação em saúde”
Projeto já está a ser construído no Coimbra iParque. A cerimónia de apresentação da construção de um novo hospital da...

O acaso que terá resolvido caso de homicídio com 30 anos
Pascal Lafolie, à esquerda, é suspeito de ter assassinado Nadège Desnoix, à direita, em 1994, quando a jovem tinha 17 anos.