
Impacto Económico e Desafios do Setor Cultural



Durante a conferência MONDIACULT 2025, em Barcelona, que reúne cerca de 120 ministros da Cultura, a UNESCO apresentou o seu primeiro Relatório Mundial sobre Políticas Culturais. O documento, intitulado “O ODS que falta”, revela que o setor da Cultura é responsável por 3,39% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e por 3,55% do emprego global. O principal objetivo do relatório é fundamentar a necessidade de atribuir à cultura um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) próprio na agenda pós-2030 das Nações Unidas, corrigindo a sua ausência na agenda atual, que, segundo Ernesto Ottone, diretor-geral adjunto para a Cultura da UNESCO, limitou o investimento e a medição de progressos no setor.
O relatório, elaborado com base em dados recolhidos entre 2019 e 2024, destaca o potencial da cultura como um motor económico.
Como exemplo, o turismo cultural gerou receitas de 741,3 mil milhões de dólares em 250 cidades do mundo em 2023. Apesar de 93% dos estados-membros já incluírem a cultura nos seus planos de desenvolvimento, persistem enormes disparidades. O gasto público com cultura nos países mais desenvolvidos é 2000 vezes superior ao dos restantes.
Na Europa e América do Norte, a despesa média anual per capita atinge 418,56 dólares, um valor aproximadamente 13 vezes superior à média do resto do mundo.
O documento alerta também para a fraca proteção dos direitos culturais e dos artistas. Apenas 9% dos artistas a nível mundial consideram que os seus direitos económicos e sociais estão bem protegidos.
Embora 60% dos países possuam leis de salário mínimo aplicáveis à classe, a sua implementação é escassa, com apenas 22% das ONG inquiridas a confirmarem a sua aplicação efetiva.
Adicionalmente, o relatório aponta para o “impacto financeiro muito negativo” da inteligência artificial, com 38% dos inquiridos a reportarem uma diminuição dos seus rendimentos.
A conferência MONDIACULT 2025, sob o mote «libertar o poder da cultura para conseguir o desenvolvimento sustentável», visa estabelecer a agenda global para o setor nos próximos anos.
Portugal está representado pela ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, numa edição que não conta com a presença dos EUA e de Israel.
A UNESCO conclui, sublinhando a urgência de políticas inclusivas e baseadas em dados que combatam as desigualdades e aproveitem a inovação tecnológica para fortalecer o setor.
Artigos
8







Cultura e Entretenimento
Ver mais
Está a chegar ao Centro Cultural de Cascais uma nova exposição que, desta vez, dará lugar à icónica coleção de Arte Contemporânea Américo Marques. A inauguração de “A Deslocação do Olhar” acontece esta quinta-feira, dia 2 de outubro. “Parte de uma abordagem criteriosa sobre as obras e os artistas representados na coleção, com destaque para […] The post De Vieira da Silva a Julião Sarmento: nova mostra no Centro Cultural de Cascais appeared first on New in Cascais.

Hugo Delgado descobriu a fotografia ainda em jovem, quando pegou pela primeira vez numa máquina analógica do pai. O fascínio pela possibilidade de congelar momentos rapidamente se transformou em paixão, levando-o a explorar por conta própria técnicas de enquadramento e de luz. Mais tarde, já com formação em jornalismo e fotojornalismo, consolidou o percurso que […] The post Nova exposição de fotografia é “Um Ensaio Visual” sobre Braga appeared first on New in Braga.

Concerto vai decorrer no rooftop do Fórum Municipal Luísa Todi. Bilhetes já se encontram disponíveis na BOL. O conteúdo Bill Mackay vai tocar em Setúbal no Festival Guitarras ao Alto aparece primeiro em Revela Arrábida.

A cantora lírica Teresa Cardoso Menezes vai celebrar os seus 35 anos de carreira com um concerto especial, — e gratuito. A artista vai subir ao palco no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, no próximo domingo, 5 de outubro, data em que se assinala a Implantação da República. Considerada uma das mais talentosas […] O conteúdo Cantora lírica Teresa Cardoso Menezes vai dar concerto gratuito no Tempo da Poesia aparece primeiro em New in Oeiras.