Mão-de-Obra Impulsiona Aceleração dos Custos na Construção de Habitação Nova



O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) aumentou 4,8% em setembro, em termos homólogos, o que representa uma aceleração de 1,1 pontos percentuais face à variação observada em agosto. A análise dos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que esta subida foi maioritariamente influenciada pelo encarecimento da mão-de-obra. De acordo com o INE, o custo da mão-de-obra registou um aumento homólogo de 8,8% em setembro, acelerando face à subida de 7,0% registada no mês anterior. Em contrapartida, os preços dos materiais apresentaram uma variação de 1,4%, também superior aos 0,9% de agosto, mas com um impacto consideravelmente menor no índice geral. O custo da mão-de-obra contribuiu com 4,0 pontos percentuais para a variação homóloga do ICCHN, enquanto a componente dos materiais foi responsável por um contributo de 0,8 pontos percentuais.
Entre os materiais de construção, verificaram-se variações distintas. Os que mais influenciaram o aumento dos preços foram os vidros e espelhos, com uma subida de cerca de 30%, e o betão pronto, que aumentou aproximadamente 5%. Em sentido oposto, registaram-se descidas de cerca de 5% nos preços dos betumes, da chapa de aço macio e galvanizada e dos tubos de PVC, que ajudaram a atenuar a subida agregada. Na análise em cadeia, a taxa de variação mensal do ICCHN foi de 0,8% em setembro, um valor 1,2 pontos percentuais acima do registado no mês anterior. Esta variação mensal resultou de um aumento de 1,5% no custo da mão-de-obra e de uma subida mais modesta de 0,2% no preço dos materiais.
Artigos
7Economia
Ver mais
Estas declarações surgem uma semana depois de o presidente da Fed, Jerome Powell, ter dito que a redução do balanço da instituição terminará em 1 de dezembro e depois de tensões de liquidez no mercado monetário do dólar

As últimas contas revelam que o próximo aumento das pensões vai ser o mais baixo dos últimos três anos. Neste episódio do “Essencial”, fazemos um retrato de como é viver em Portugal com reformas baixas.

Luís Montenegro, que se reuniu com Lula da Silva, diz que o país tem capacidade para produzir componentes para a empresa brasileira. A perspectiva é de que tratado comercial seja assinado em dezembro.

O PSD e o Chega chegaram a acordo para governar a Câmara de Sintra. A vereadora eleita pela Iniciativa Liberal, em coligação com o PSD, também integrará o executivo. Por causa disso, Mariana Leitão retirou a confiança política a Eunice Baeta. O cabaz de alimentos essenciais custa agora mais de 244 euros, o segundo valor mais alto dos últimos três anos. A subida é especialmente sentida no café, peixe, carne e ovos.







