A Longa Travessia de Daniel Bragança: Da Escuridão da Lesão à Luz do Regresso



Daniel Bragança, médio do Sporting de 26 anos, está afastado dos relvados há quase nove meses, desde que sofreu uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo a 15 de fevereiro, num jogo contra o Arouca.
Em entrevista à Sport TV, o jogador revelou que soube da gravidade da lesão no momento em que caiu, pelo barulho que ouviu e pela sensação, sendo esta a segunda vez que enfrenta uma paragem prolongada.
O processo de recuperação foi descrito como uma "luta diária, física e psicológica, mas sobretudo psicológica".
Bragança admitiu ter ido "abaixo" inicialmente, demorando muito tempo a aceitar a situação.
Descreveu essa fase inicial como vendo "só negro à frente, não havia luz nenhuma", agravada pela dependência de terceiros para tarefas quotidianas.
A dificuldade foi amplificada por já saber o sofrimento que teria de enfrentar novamente.
Com o passar do tempo, o jogador conseguiu alterar a sua mentalidade, encontrando força na resiliência e pensando noutras pessoas com vidas mais difíceis.
Atualmente, sente-se muito melhor e já consegue ver "uma luz ao fundo do túnel".
Apesar de sentir que o corpo responde bem, reconhece que ainda existe um medo inconsciente que o cérebro impõe, principalmente nas mudanças de direção. Durante a recuperação, partilhou tempo no departamento médico com o colega Nuno Santos, referindo que a presença mútua serviu de motivação.
Estar de fora é particularmente difícil nos "momentos críticos" em que sente que poderia ajudar a equipa em campo.
Confiante no seu regresso e na conquista do campeonato nacional, Daniel Bragança expressou o desejo de se tornar um "reforço de inverno" para o Sporting, mostrando-se ansioso por voltar a ser uma opção para o treinador Rui Borges.











