
Desempenho e Utilização do ChatGPT em Teste



Vários testes recentes destacaram as falhas do ChatGPT, nomeadamente quando confrontado com um problema matemático grego com 2.400 anos, conhecido como o problema da quadratura de Platão.
Investigadores esperavam que o chatbot utilizasse o seu vasto conhecimento para apresentar a solução histórica proposta por Sócrates.
Contudo, a inteligência artificial (IA) não conseguiu resolver o desafio, tendo pensado rápido, improvisado e cometido erros, de forma semelhante a um estudante.
Os especialistas que conduziram o teste destacaram que o erro foi "humano" e que a abordagem do ChatGPT revelou semelhanças com os processos de aprendizagem humana.
Numa outra experiência, um utilizador da plataforma Reddit decidiu testar as capacidades do ChatGPT no mundo financeiro. Partindo da premissa de que o acesso a vastas estatísticas e ao histórico do mercado poderia tornar o chatbot um excelente negociador de ações, o utilizador forneceu-lhe 100 dólares para investir.
O objetivo era verificar se a IA conseguiria obter lucros com base na sua capacidade de análise de dados.
Os resultados desta experiência não são mencionados nos artigos fornecidos.
Para além dos testes de desempenho, foi também observada uma alteração no perfil dos utilizadores da ferramenta. Um dos artigos menciona que ocorreu uma "mudança drástica" na utilização do ChatGPT, com uma transição notória de utilizadores do sexo masculino para o sexo feminino.
Não são fornecidos mais detalhes sobre as razões ou a dimensão desta alteração demográfica.
Artigos
6





Ciência e Tecnologia
Ver mais
LinkedIn vai treinar IA com perfis, currículos e 'posts' dos utilizadores
No entanto, há uma forma de impedir que o LinkedIn recorra aos seus dados para treinar o modelo de Inteligência Artificial generativa. Terá de o fazer até ao dia 3 de novembro de 2025.

Alegada descoberta dos EUA de causa do autismo tem fundamentação científica?
Veja aqui o “Raio X” completo com o médico e comentador da SIC, Francisco Goiana da Silva. Em análise a transferência de médicos obstetras do Hospital do Barreiro para o de Almada, as falhas informáticas do SNS e a alegada descoberta dos Estados Unidos sobre causa do autismo.

Conferência sobre os caminhos da inovação na gestão da água
Conferência sobre os caminhos da inovação na gestão da água realiza-se no dia 25 de setembro e é promovida pela Águas do Tejo Atlântico. Junta especialistas nacionais e internacionais para debater os grandes desafios da água e apresentar as soluções mais inovadoras do setor. O conteúdo Conferência sobre os caminhos da inovação na gestão da água aparece primeiro em Olhares de Lisboa.

Sem cooperação climática o mundo caminhava para mais cinco graus
O secretário executivo da ONU para as alterações climáticas, Simon Stiell, alertou hoje que sem a cooperação climática das Nações Unidas o mundo caminhava para um aquecimento global de cinco graus, "um futuro impossível". "Imperfeitas, sim, mas as últimas COP deram resultados concretos e representaram avanços a nível mundial. Sem a cooperação climática da ONU encaminhávamo-nos para um aquecimento de cinco graus celsius, um futuro impossível", disse. Hoje o mundo está "mais perto dos três graus",