
O percurso de Isaac Nader até ao título mundial



O atleta português Isaac Nader, de 26 anos, sagrou-se campeão do mundo nos 1.500 metros nos Mundiais de atletismo de Tóquio2025, um feito que culmina um percurso pautado pela dedicação, trabalho e humildade, características que lhe são apontadas desde muito novo por quem o acompanhou. Foi descoberto por Marco Lívio Gonçalves, seu professor, num corta-mato escolar em Faro, onde se destacou de imediato entre centenas de jovens do Algarve, juntamente com o seu irmão gémeo, Diogo.
Desde cedo, as suas aptidões para o atletismo eram evidentes, sendo descrito como um "talento único" e um "bicho" pela sua vontade de treinar e absorver conhecimento.
Apesar de também ter experimentado o futebol, onde o pai e o tio se notabilizaram no Farense, e o futsal, era no atletismo que o seu potencial se mostrava diferenciado.
A sua primeira medalha internacional surgiu nos Jogos FISEC de 2015, em Malta, nos 3.000 metros.
Mesmo com os primeiros sucessos, manteve sempre um perfil humilde e discreto, segundo os seus treinadores.
A sua ascensão foi progressiva, passando pelos clubes Faro XXI e Areias São João antes de ingressar no Benfica em 2017, clube que o seu tio, Hassan Nader, também representou. O treinador Filipe Canário, que o acompanhou nesta fase e com quem mantém uma relação próxima, já previa que Nader seria "um dos melhores do mundo", destacando a sua dedicação extrema e a capacidade de, ainda em juvenil, atingir os mínimos para os campeonatos nacionais de seniores. Atualmente a viver em Espanha com a sua namorada, a também atleta Salomé Afonso, Isaac Nader continua a ser visto como um exemplo na sua comunidade em Faro.
Apoiado incondicionalmente pela mãe, o atleta mantém como grande objetivo e "obsessão" o sonho de se tornar campeão olímpico, um percurso que, segundo os que o conhecem, é merecido e fruto de um trabalho incansável.
Artigos
5




Desporto
Ver mais
Dembélé mostrou Bola de Ouro e comentário de Lionel Messi saltou à vista
Ousmane Dembélé superou Lamine Yamal e companhia na corrida pelo estatuto de melhor jogador do mundo e acabou por receber uma mensagem especial de Lionel Messi, com quem se cruzou no Barcelona. Luís Figo também comentou a publicação.

"O Sp. Braga não se pode permitir estar quatro jogos sem ganhar"
Victor Gómez disse hoje, na antevisão da receção ao Feyenoord, quarta-feira, da primeira jornada da fase de liga da Liga Europa de futebol, que o Sporting de Braga não se pode permitir estar quatro jogos sem ganhar.

Feyenoord deixa Sp. Braga em alerta: "Tem apenas um jogo perdido"
O treinador Carlos Vicens disse hoje querer fazer valer o fator casa para vencer o Feyenoord, quarta-feira, da primeira jornada da fase de liga da Liga Europa de futebol, e reverter o ciclo negativo da equipa.

Oficial: João Pedro Sousa é o novo treinador do AVS
Treinador de 54 anos assina um contrato válido até junho de 2027 e sucede no cargo a José Mota, que não resistiu a um arranque de temporada aquém das expetativas, com quatro derrotas e um empate ao cabo de cinco jogos.