
Ousmane Dembélé vence a Bola de Ouro 2025



Ousmane Dembélé, extremo francês de 28 anos, foi distinguido com a Bola de Ouro 2025 na gala da France Football, realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris.
O jogador do Paris Saint-Germain sucede ao espanhol Rodri Hernández, vencedor da edição anterior, e junta-se à restrita lista de franceses que já ergueram o troféu, como Zinédine Zidane e Karim Benzema.
A conquista do prémio coroa a melhor temporada da carreira de Dembélé, na qual foi uma peça fundamental para o sucesso do PSG.
O clube parisiense alcançou um "triplete" ao vencer a Ligue 1, a Taça de França e, pela primeira vez na sua história, a Liga dos Campeões. A estes títulos juntam-se a Supertaça de França e a vitória na Liga das Nações ao serviço da seleção gaulesa.
Ao longo da época 2024/25, Dembélé participou em 53 encontros, nos quais registou 35 golos e 14 assistências, sendo um elemento crucial para o treinador Luis Enrique.
Na votação final, Dembélé superou a concorrência do jovem espanhol Lamine Yamal, do Barcelona, que terminou em segundo lugar.
O pódio ficou completo com o médio português Vitinha, colega de equipa de Dembélé no PSG, que alcançou a terceira posição.
Antes da cerimónia, as previsões dividiam-se.
O jornalista Romain Collet Gaudin, da EuroSport, antecipou corretamente a vitória do francês.
Em contraste, o Observatório de Futebol (CIES) divulgou uma previsão puramente estatística que apontava Lamine Yamal como o grande favorito, colocando Dembélé apenas na sétima posição da sua lista de candidatos.
Artigos
6





Desporto
Ver mais
Napoli 'come' Pisa ao jantar e continua líder isolado em Itália
O campeão em título Napoli isolou-se hoje no comando da Liga italiana de futebol, ao bater em casa o Pisa, por 3-2, para o quarto triunfo em outras tantas jornadas da Serie A.

Matteo Tognozzi assume direção desportiva do Rio Ave
O Rio Ave, da I Liga portuguesa de futebol, anunciou hoje a contratação do italiano Matteo Tognozzi para o cargo de diretor desportivo.

Leixões vê "com enorme satisfação" a absolvição no processo Jogo Duplo
O presidente da SAD do Leixões manifestou hoje "enorme satisfação e sentimento de justiça" pela decisão do Tribunal da Relação de Lisboa em absolver o emblema de Matosinhos no processo Jogo Duplo, em nota enviada à agência Lusa.

"É difícil jogar em casa de um grande, ainda por cima um campeão"
Técnico Vasco Botelho da Costa fez a análise à derrota (0-3) do Moreirense na casa do Sporting, no encerramento da sexta jornada da I Liga. Declarações feitas à Sport TV no final do jogo.