Lisboa restringe trânsito no Chiado na época festiva e Porto anuncia arranque do metrobus para 2026



A Câmara Municipal de Lisboa anunciou que a zona do Chiado estará sem carros nos próximos dois fins de semana para garantir a segurança dos peões durante a época festiva. Os condicionamentos de trânsito vigorarão entre as 10h00 de sábado e as 23h59 de domingo, afetando várias artérias centrais da cidade.
As ruas com restrições incluem a Rua Garrett, a Rua Nova do Almada (a partir do cruzamento com a Rua de São Nicolau), a Rua Ivens (entre a Rua Capelo e a Rua Garrett) e a Rua Serpa Pinto. O acesso será desviado em vários pontos, como para a Rua do Crucifixo e o sentido descendente da Rua Serpa Pinto. A Calçada do Sacramento também será condicionada, embora a saída do parque de estacionamento do Chiado seja permitida.
Estão asseguradas exceções para o acesso de residentes e para operações de cargas e descargas, que poderão ocorrer entre as 06h00 e as 10h00. Para incentivar o uso de transportes públicos, a autarquia lisboeta promove a campanha “Deixe o carro para trás e festeje o Natal”.
A iniciativa oferece estacionamento gratuito nos parques da EMEL do Campo Grande, Universidade, Alcântara e Avenida de Pádua em dias específicos. A partir destes locais, haverá transporte gratuito para a Baixa: um ‘shuttle’ da Carris a cada 30 minutos a partir do Campo Grande e ligações diretas através do elétrico 15E (Alcântara) e da carreira 708 (Avenida de Pádua).
Adicionalmente, alguns Parques Navegante da EMEL terão o seu horário de funcionamento alargado até às 02:00. No Porto, o presidente da Câmara, Pedro Duarte, anunciou o fim de um “longo calvário” com a confirmação da data de arranque da primeira fase do metrobus. O novo meio de transporte, que ligará a Casa da Música à Praça do Império, começará a operar no final de fevereiro de 2026. A utilização será gratuita desde o arranque até 31 de março desse ano.
O anúncio foi feito após a assinatura do memorando de operacionalização, com o autarca a lamentar os “anos de inércia” que atrasaram o projeto.







